Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/11/2008 18:14

Enir Índia vence e será a 1ª mulher cacique em MS

Fernanda França, Campo Grande News

Fundadora da aldeia urbana Marçal de Souza, Enir Bezerra da Silva, ou Enir Índia, de 53 anos, venceu nesta tarde as eleições internas e será a primeira mulher a ocupar o cargo de cacique.

Ela obteve 134 votos, contra 74 da segunda colocada, a candidata Silvana Terena. O terceiro lugar, Pastor Ledirço, ficou com 63 votos.

Enir informou ao Campo Grande News que vai se reunir amanhã à noite, com os membros que formarão a nova Diretoria Executiva da aldeia, para avaliar o quadro e definir a data da posse.

Ela ressaltou que o fato de ser a primeira mulher cacique em Mato Grosso do Sul, dentro da primeira aldeia urbana do País, é histórico e uma revolução dentro da cultura indígena.

“É muito novo tudo isso na cultura indígena. Mas acho que a tecnologia está bastante avançada, estamos no Século XXI, temos hoje advogados indígenas, médicos, a internet está predominando, então acho que há necessidade que os índios avancem também”, afirmou.

“Acho que a comunidade tomou consciência de que as mulheres têm a mesma capacidade de tomar decisões que os homens, e vemos nisso uma grande mudança”, continuou a vencedora da disputa, ressaltando que a mudança de hábito pode atingir, inclusive, as outras aldeias do Estado.

Depois de tomar posse como cacique, Enir pretende lutar por benefícios para a comunidade, como asfalto, a construção do centro comunitário e a instalação da rede de esgoto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)