Cassilândia, Segunda-feira, 25 de Junho de 2018

Últimas Notícias

16/02/2018 16:20

Enigma matemático indecifrável em prova para crianças viraliza e gera polêmica

BBC Brasil News

Alunos de uma escola primária na China foram surpreendidos com um problema matemático que os deixou bastante confusos. A perplexidade veio ao se depararem com a seguinte pergunta: "Se um barco transporta 26 ovelhas e 10 cabras, quantos anos tem o capitão?".

O problema foi apresentado em uma prova para alunos de 11 anos de idade. E a questão, aparentemente impossível de ser respondida, não só virou tema de debate na escola, como também gerou polêmica nas redes sociais.

As diferentes tentativas de respondê-la geraram tanta discussão que autoridades chinesas precisaram explicar por que os educadores escolheram tal pergunta. A justificava foi de que o objetivo era estimular o "pensamento crítico" dos alunos.

A questão gerou muitas respostas curiosas, divertidas e até insólitas.

"O capitão tem que ter pelo menos 18 anos porque, para conduzir um barco, é preciso ser adulto", respondeu um dos alunos.

Outro estudante fez questão de, ao menos, fazer uma conta: "Tem 36, porque 26+10 é 36 e o capitão queria que o número de animais fosse igual à idade dele".

Mas houve quem preferiu a sinceridade: "A idade do capitão é... não sei. Não sou capaz de resolver esse problema."

Críticas
Nas redes sociais, por sua vez, houve muitas críticas.

"Essa pergunta não tem sentido lógico. Por acaso o professor sabe a resposta?", dizia um comentário na rede social chinesa Weibo.

"Se a escola tem 26 professores, 10 dos quais não estão pensando, que idade tem o diretor?", ironizou outro internauta.

Mas teve quem defendesse o colégio, cujo nome não foi divulgado, dizendo que a pergunta pode estimular o pensamento crítico das crianças.

"A ideia é fazer com que os alunos pensem, e (a questão) foi bem-sucedida nisso", comentou outra pessoa.

"Essa pergunta faz com que as crianças tenham que explicar sua forma de pensar e deixa espaço para serem criativas. Deveríamos ter mais perguntas como essa", argumentou um usuário.

Consciência crítica

O Departamento de Educação explicou, por meio de um comunicado, que a prova tinha a intenção de "avaliar consciência crítica e a habilidade para pensar com independência".

"Algumas respostas mostram que os estudantes em nosso país precisam de pensamento crítico na área de matemática", diz o comunicado.

O método tradicional chinês de educação enfatiza que alunos anotem e repitam o conteúdo ensinado. Trata-se de um sistema comumente criticado por não estimular o pensamento criativo.

As autoridades educacionais argumentam que as perguntas como a do barco "permitem a todos os alunos a desafiar os prórpios limites e a pensar além".

Nas redes sociais, houve quem tentou resolver o problema de forma elaborada.

"O peso total das 26 ovelhas e das 10 cabras é 7,7 mil quilos, considerando o peso médio de cada animal", escreveu um internauta antes de completar o raciocínio: "Na China, é preciso ter uma licença que exige cinco anos de experiência (prévia) para se comandar um barco que tem mais de 5 mil quilos de carga. A idade mínima para conseguir essa licença é 23 anos, por isso o capitão tem pelo menos 28 anos".

Mas as autoridades chinesas confirmaram que não existe uma resposta certa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 25 de Junho de 2018
Domingo, 24 de Junho de 2018
07:14
Cassilândia
Sábado, 23 de Junho de 2018
09:00
Santo do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)