Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Enigma matemático indecifrável em prova para crianças viraliza e gera polêmica

BBC Brasil News - 16 de fevereiro de 2018 - 16:20

Alunos de uma escola primária na China foram surpreendidos com um problema matemático que os deixou bastante confusos. A perplexidade veio ao se depararem com a seguinte pergunta: "Se um barco transporta 26 ovelhas e 10 cabras, quantos anos tem o capitão?".

O problema foi apresentado em uma prova para alunos de 11 anos de idade. E a questão, aparentemente impossível de ser respondida, não só virou tema de debate na escola, como também gerou polêmica nas redes sociais.

As diferentes tentativas de respondê-la geraram tanta discussão que autoridades chinesas precisaram explicar por que os educadores escolheram tal pergunta. A justificava foi de que o objetivo era estimular o "pensamento crítico" dos alunos.

A questão gerou muitas respostas curiosas, divertidas e até insólitas.

"O capitão tem que ter pelo menos 18 anos porque, para conduzir um barco, é preciso ser adulto", respondeu um dos alunos.

Outro estudante fez questão de, ao menos, fazer uma conta: "Tem 36, porque 26+10 é 36 e o capitão queria que o número de animais fosse igual à idade dele".

Mas houve quem preferiu a sinceridade: "A idade do capitão é... não sei. Não sou capaz de resolver esse problema."

Críticas
Nas redes sociais, por sua vez, houve muitas críticas.

"Essa pergunta não tem sentido lógico. Por acaso o professor sabe a resposta?", dizia um comentário na rede social chinesa Weibo.

"Se a escola tem 26 professores, 10 dos quais não estão pensando, que idade tem o diretor?", ironizou outro internauta.

Mas teve quem defendesse o colégio, cujo nome não foi divulgado, dizendo que a pergunta pode estimular o pensamento crítico das crianças.

"A ideia é fazer com que os alunos pensem, e (a questão) foi bem-sucedida nisso", comentou outra pessoa.

"Essa pergunta faz com que as crianças tenham que explicar sua forma de pensar e deixa espaço para serem criativas. Deveríamos ter mais perguntas como essa", argumentou um usuário.

Consciência crítica

O Departamento de Educação explicou, por meio de um comunicado, que a prova tinha a intenção de "avaliar consciência crítica e a habilidade para pensar com independência".

"Algumas respostas mostram que os estudantes em nosso país precisam de pensamento crítico na área de matemática", diz o comunicado.

O método tradicional chinês de educação enfatiza que alunos anotem e repitam o conteúdo ensinado. Trata-se de um sistema comumente criticado por não estimular o pensamento criativo.

As autoridades educacionais argumentam que as perguntas como a do barco "permitem a todos os alunos a desafiar os prórpios limites e a pensar além".

Nas redes sociais, houve quem tentou resolver o problema de forma elaborada.

"O peso total das 26 ovelhas e das 10 cabras é 7,7 mil quilos, considerando o peso médio de cada animal", escreveu um internauta antes de completar o raciocínio: "Na China, é preciso ter uma licença que exige cinco anos de experiência (prévia) para se comandar um barco que tem mais de 5 mil quilos de carga. A idade mínima para conseguir essa licença é 23 anos, por isso o capitão tem pelo menos 28 anos".

Mas as autoridades chinesas confirmaram que não existe uma resposta certa.

SIGA-NOS NO Google News