Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/07/2013 17:08

Engenheiro cassilandense participou de reunião sobre agricultura familiar

Renato Lustosa
Engenheiro cassilandense participou de reunião sobre agricultura familiar

Olá amigos, meu nome é Renato Lustosa, sou Engenheiro Agrônomo e filho de Cassilândia. Estou na capital em busca de crescimento profissional e ontem pela manhã dia 17/07 tive a oportunidade de comparecer a uma reunião com os responsáveis pelo setor da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Rural Sustentável de nosso estado. A reunião ocorreu no Parque dos Poderes no auditório do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

Durante o encontro foram tratados diversos temas importantíssimos para o desenvolvimento de nosso estado especialmente dos municípios de menor porte, como Cassilândia. A reunião contou com a presença de diversas autoridades federais e estaduais e também com a presença dos representantes de diversos órgãos, como SENAR, AGRAER, SEPROTUR, IAGRO, CONAB, entre outros.

A maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul enviaram seus representantes e foi com muito pesar que não vi nenhum representante do Município de Cassilândia, ainda mais quando os representantes de Chapadão do Sul e Paranaíba se faziam presentes e atuantes, inclusive fui questionado pelo representante da cidade de Naviraí, que também é membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural do estado, a respeito de onde estaria o Secretário da Agricultura do meu município, pois seria responsabilidade dele se fazer presente na ocasião. Deixo aqui minha cobrança a esta autoridade.

Diversos temas foram discutidos durante o evento, irei me referir aos pontos que considerei mais relevantes para o nosso munícipio, Cassilândia-MS.

Entre os temas discutidos estava a necessidade da manutenção e criação em todos os municípios do estado do Conselho Municipal De Desenvolvimento Rural Sustentável, que tem como função nortear e buscar melhorias e desenvolvimento para os municípios. Os representantes federais disseram que este conselho é tão importante quanto os Conselho de Saúde ou Educação, pois através dele vários benefícios e verbas podem ser conseguidos para a cidade.

Também foi discutida a necessidade da divulgação do funcionamento do FCO e, como por meio dele, os produtores rurais grandes, médios, pequenos e micro podem conseguir empréstimos com juros de apenas 3.5% ao ano, um ótimo incentivo para quem quer empreender e aumentar os lucros de sua propriedade rural.

O Sebrae também se fez presente e falou a respeito do programa Prolocal, Projeto Sebrae de Desenvolvimento Territorial, um ótimo programa que pode e deve ser buscado por todos os municípios do estado.

Um dos pontos mais relevantes foi a discussão à respeito da participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural que deve contar com profissionais técnicos do setor representantes dos produtores e do envolvimento de todas as lideranças municipais na busca por emendas parlamentares, as quais visam atender e resolver na prática de forma técnica as reais necessidades do município.

Ainda sobre o assunto, o palestrante ressaltou que em Mato Grosso do Sul a maioria das prefeituras buscam apenas maquinário agrícola, pois falta pessoal técnico para elaborar projetos mais complexos na busca por estes recursos.

Ao final da reunião, tive a oportunidade de falar com ele sobre a situação do município de Cassilândia, uma vez que não devemos apenas criticar, deixo aqui meu elogio, pois ele me disse que Cassilândia está bem amparada em relação as emendas e que, inclusive, existem algumas que estavam prestes a sair para o município.

O evento também serviu para convidar os municípios para a próxima Conferência Nacional, a qual será realizada em breve. Na ocasião cada município deverá enviar dois delegados, um representando o poder público e outro representando a sociedade civil.

Desde já deixo meu nome à disposição para ser um dos delegados, como Engenheiro Agrônomo quero representar a sociedade civil de meu município. Era este meu comunicado, aproveito para deixar um abraço a todos meus amigos Cassilandenses. E para aqueles que quiserem maiores informações deixo meu e-mail: agrorls@hotmail.com e o site http://portal.mda.gov.br/portal/conferencia-mda/

Estou em CG em busca de continuar meus estudos. Espero realizar meus sonhos para um dia retornar para meu município e se nesse dia eu me sentir preparado para executar um bom trabalho em prol da cidade a frente de qualquer cargo politico ou administrativo, irei deixar meu nome a disposição e com certeza vou procurar fazer meu melhor.
Obrigado por seu comentário, apesar de parecer meio irônico, significa que pelo menos você leu a noticia e isso me deixa contente, pois mensagem da matéria esta sendo passada adiante de uma forma ou outra. Isso me dá forcas para buscar com mais garra ainda ,ser uma pessoa melhor e mais produtiva . Para encerrar, deixo um pensamento "Ninguém atira pedra em árvores que não dão frutos", então quando começar a frutificar prepara-se para a chuva de pedregulhos.
 
Renato Lustosa em 20/07/2013 09:46:14
Cara colega não busco emprego na prefeitura aqueles que me conhecem sabem que sempre fui bem relacionado no município porque aprendi com minha mãe a saudosa Maria do PRONAV a fazer o meu melhor por minha cidade. Fui representante academico e lutei pela permanência da faculdade estadual em Cassilandia.
Fui professor voluntário por 2 anos na prefeitura municipal ensinando informatica para crianças carentes. Nao sou perfeito , mas estou em busca de ser uma pessoa melhor e isso se faz no dia a dia . E em relacao ao seu comentario eu quero dizer que sim eu busco crescimento profissional e acredito que o crescimento profissional passa diretamente pelo processo de se tornar uma pessoa melhor e produtiva para sua comunidade. Mas finalizando por hora nao pretendo morar em Cassilandia
 
Renato Lustosa em 20/07/2013 09:31:07
ola , prezado colega , parabens pela participaçao e pela , criatividade ao pedir um emprego no municipio.
 
carla nunes em 19/07/2013 10:35:57
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)