Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Engenheiro cassilandense participou de reunião sobre agricultura familiar

Renato Lustosa - 18 de julho de 2013 - 17:08

Engenheiro cassilandense participou de reunião sobre agricultura familiar

Olá amigos, meu nome é Renato Lustosa, sou Engenheiro Agrônomo e filho de Cassilândia. Estou na capital em busca de crescimento profissional e ontem pela manhã dia 17/07 tive a oportunidade de comparecer a uma reunião com os responsáveis pelo setor da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Rural Sustentável de nosso estado. A reunião ocorreu no Parque dos Poderes no auditório do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

Durante o encontro foram tratados diversos temas importantíssimos para o desenvolvimento de nosso estado especialmente dos municípios de menor porte, como Cassilândia. A reunião contou com a presença de diversas autoridades federais e estaduais e também com a presença dos representantes de diversos órgãos, como SENAR, AGRAER, SEPROTUR, IAGRO, CONAB, entre outros.

A maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul enviaram seus representantes e foi com muito pesar que não vi nenhum representante do Município de Cassilândia, ainda mais quando os representantes de Chapadão do Sul e Paranaíba se faziam presentes e atuantes, inclusive fui questionado pelo representante da cidade de Naviraí, que também é membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural do estado, a respeito de onde estaria o Secretário da Agricultura do meu município, pois seria responsabilidade dele se fazer presente na ocasião. Deixo aqui minha cobrança a esta autoridade.

Diversos temas foram discutidos durante o evento, irei me referir aos pontos que considerei mais relevantes para o nosso munícipio, Cassilândia-MS.

Entre os temas discutidos estava a necessidade da manutenção e criação em todos os municípios do estado do Conselho Municipal De Desenvolvimento Rural Sustentável, que tem como função nortear e buscar melhorias e desenvolvimento para os municípios. Os representantes federais disseram que este conselho é tão importante quanto os Conselho de Saúde ou Educação, pois através dele vários benefícios e verbas podem ser conseguidos para a cidade.

Também foi discutida a necessidade da divulgação do funcionamento do FCO e, como por meio dele, os produtores rurais grandes, médios, pequenos e micro podem conseguir empréstimos com juros de apenas 3.5% ao ano, um ótimo incentivo para quem quer empreender e aumentar os lucros de sua propriedade rural.

O Sebrae também se fez presente e falou a respeito do programa Prolocal, Projeto Sebrae de Desenvolvimento Territorial, um ótimo programa que pode e deve ser buscado por todos os municípios do estado.

Um dos pontos mais relevantes foi a discussão à respeito da participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural que deve contar com profissionais técnicos do setor representantes dos produtores e do envolvimento de todas as lideranças municipais na busca por emendas parlamentares, as quais visam atender e resolver na prática de forma técnica as reais necessidades do município.

Ainda sobre o assunto, o palestrante ressaltou que em Mato Grosso do Sul a maioria das prefeituras buscam apenas maquinário agrícola, pois falta pessoal técnico para elaborar projetos mais complexos na busca por estes recursos.

Ao final da reunião, tive a oportunidade de falar com ele sobre a situação do município de Cassilândia, uma vez que não devemos apenas criticar, deixo aqui meu elogio, pois ele me disse que Cassilândia está bem amparada em relação as emendas e que, inclusive, existem algumas que estavam prestes a sair para o município.

O evento também serviu para convidar os municípios para a próxima Conferência Nacional, a qual será realizada em breve. Na ocasião cada município deverá enviar dois delegados, um representando o poder público e outro representando a sociedade civil.

Desde já deixo meu nome à disposição para ser um dos delegados, como Engenheiro Agrônomo quero representar a sociedade civil de meu município. Era este meu comunicado, aproveito para deixar um abraço a todos meus amigos Cassilandenses. E para aqueles que quiserem maiores informações deixo meu e-mail: [email protected] e o site http://portal.mda.gov.br/portal/conferencia-mda/

SIGA-NOS NO Google News