Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Enfrentamento

Maternidade de Campinas - 14 de maio de 2017 - 09:00

O planejamento da gravidez, a leitura de assuntos referentes ao que acontece com a mãe e com o bebê durante a gestação, os cuidados básicos com o recém-nascido, o acompanhamento médico,são boas medidas para que o medo não se torne doentio, mas salutar, como um protetor.

Ter um pequeno caderno para anotações de dúvidas que surgem no dia a dia e que na hora da consulta são esquecidas; para anotações de pontos importantes de palestras e cursos para gestantes ou mesmo servindo como um pequeno diário para o registro dos sentimentos menos nobres é também uma boa forma de enfrentar o medo.

A mulher grávida deve ser acolhida, ser cuidada e entendida em seus sentimentos que tanto oscilam entre o início e fim de um dia. Menos força para o medo.

O apoio do marido deve acontecer de forma natural e cheia de cumplicidade, pois só assim o diálogo se tornará rotineiro na vida do casal. Este é um fator importante para o amadurecimento do casal em relação à maternidade. Pensar sobre a condição e significado do que seja ser pai, ser mãe é algo crucial para se ter sucesso na vivencia desse novo papel.

O medo é salutar, necessário para que o cuidado seja completo. A gestação e o bebê tornam a mulher mais amadurecida, mais dona de si mesma, mais autônoma.

Sua capacidade para a responsabilidade da maternidade aumenta na medida em que ela vive a prática do dia a dia, enfrentando seus medos após identificá-los.

Não tem fórmula, é um aprendizado diário.

Boa hora para você, com todas as dores e prazeres que permeiam esse grande e maravilhoso acontecimento.

Ana Lia Ribeiro do Valle Perocco, psicóloga e palestrante do Curso de Gestante da Maternidade de Campinas.

SIGA-NOS NO Google News