Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/01/2006 07:08

Enfermeiras insatisfeitas com condições de trabalho

Agência Notisa

Pesquisa mostra que ausência de reconhecimento pelo trabalho, falta de plano de carreira, comunicação deficiente, falta de planejamento e salário incompatível com a função ou muito abaixo do mercado são as principais queixas da categoria.

A motivação e o comprometimento do profissional com o trabalho são fundamentais, pois interferem na qualidade de vida dele e na produtividade da empresa. Nesse sentido, é importante que as empresas verifiquem o grau de satisfação e de participação dos funcionários e os impactos daí decorrentes e sua repercussão na eficácia organizacional. Com o intuito de identificar os fatores que comprometem a motivação, o desenvolvimento e a atuação profissional de enfermeiras, Lourdes Margareth Leite Pizzoli da Divisão de Enfermagem do Hospital Heliópolis fez um estudo com 54 funcionários do setor.

De acordo com artigo publicado na edição de outubro/dezembro de 2005 da revista Ciência & Saúde Coletiva, “a verificação de índices de qualidade de vida no trabalho pode trazer informações de fatores que interferem diretamente na satisfação e motivação pessoal e coletiva, com reflexos na excelência da estrutura e do serviço. Um estudo sobre esses elementos permite ainda conhecer como as pessoas se sentem em relação a vários aspectos (tanto internos como externos) da empresa e, a partir daí, gerenciar esses dados, transformando essas informações em bases para a construção de estratégias que promovam o aumento do envolvimento”.

Os resultados mostram que há elevada concentração em satisfação nas dimensões que abrangem aspectos sociais, de relacionamento e desenvolvimento do potencial. Em contrapartida, há insatisfação resultante nos aspectos que abordam a valorização, compensação, condições de trabalho e investimento na educação formal do profissional. Segundo a pesquisadora, “a pesquisa revela que o orgulho do trabalho em si e na instituição entra em conflito com uma remuneração considerada injusta e condições de trabalho insatisfatórias pela sobrecarga de tarefas numa profissão já por si estressante”.

Dessa forma, Lourdes Pizzoli afirma que muitas intervenções podem ser feitas para reduzir os índices de insatisfação, favorecer a motivação e para prover condições para uma melhor qualidade na assistência. “Verificar as insatisfações pode fornecer informações significativas para a construção de estratégias voltadas ao desenvolvimento de reformas organizacionais. Levando-se em conta que os profissionais passam muitas horas dentro do ambiente de trabalho, se estas puderem ser agradáveis, as pessoas vão se sentir mais motivadas e, conseqüentemente, mais envolvidas com os objetivos da empresa. E esse envolvimento é fundamental para o aumento não só da produção, mas, principalmente, da qualidade do trabalho e do aprimoramento profissional”, destaca no artigo.



Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)