Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/04/2004 20:10

Enersul mostra a composição da conta de energia elétrica

Dourados News

Pela primeira vez, uma concessionária abre a composição da conta de energia elétrica. O objetivo é esclarecer, com total transparência aos consumidores, o que eles exatamente pagam e como o reajuste, aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), se reflete na empresa.

Segundo o assistente da Diretoria Comercial, Paulo César Corrêa Soares, o reajuste está composto de duas partes, 70% são para custos não gerenciáveis pela empresa, ou seja, valores que são repassados para o Governo e 30% de custo gerenciáveis, incluindo pagamento de pessoal, depreciação, remunerações de capital próprio e de terceiros.

A composição da conta paga pelo consumidor, de acordo com as regras da Aneel, está dividida em 33,82% para encargos setoriais e tributos, 32,59% para despesas com compra e transmissão de energia e 33,59% para despesas de operação e manutenção.

O aumento de 17,02% poderia ter sido maior se a Enersul não tivesse obtido uma boa produtividade. "A empresa repassa ao consumidor os seus ganhos de eficiência, ou seja, este valor já recebeu uma redução de custo de 1,35%", explica Paulo César Soares.

Outro dado importante é que neste ano começa a ser feito o realinhamento tarifário. Os clientes de alta tensão estavam sendo subsidiados pelos de baixa tensão (residências e pequenos comércios). Para equilibrar a tarifa, os consumidores residenciais de baixa tensão, cerca de 80% do total, vão receber um aumento real de 16,08%, quase um ponto percentual abaixo do valor médio aprovado pela Aneel.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)