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Geral

Enersul divulga plano de atendimento de fim de ano

24 de dezembro de 2010 - 07:01

O objetivo é apresentar as medidas operacionais estratégicas que serão

adotadas pela ENERSUL para garantir o nível de segurança operativa durante

as festividades do Natal e Ano Novo no período compreendido entre às 17

horas do dia 23/12/2010 e às 8 horas do dia 27/12/2010 para o Natal 2010 e

às 17 horas de 30/12/2010 até as 8 horas de 03/01/2011 para o Ano Novo de

2010/2011. O plano orientará as áreas de operação para as ações a serem

adotadas, tanto para prevenir quanto para corrigir quaisquer ocorrências em

tempo real. CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO DA ENERSUL

O sistema elétrico da ENERSUL possui aproximadamente 5.850 Km de linhas de

transmissão, ao longo dos 357.125 Km2 de área do Estado, 11.812 Km de rede

de baixa tensão e 59.279 Km de rede de média tensão, 93 subestações nas

tensões de 138 kV, 69 kV e 34,5 kV, incluindo as duas subestações móveis.

A operação desse sistema é coordenada pelo Centro de Operação do Sistema –

COS, localizado em Campo Grande, através de um Sistema de Supervisão e

Controle que contempla as subestações nos níveis de 138 kV, 69 kV e 34,5

kV, totalizando 92 unidades supervisionadas. Com relação ao atendimento das

redes de distribuição urbanas e rurais o mesmo é executado pelo Centro de

Operação da Distribuição – COD, localizado em Campo Grande. O COD atende

às solicitações de serviços geradas pelo Call Center, através de um sistema

informatizado de atendimento à reclamações de falta de energia e um sistema

de supervisão e controle de religadores telecomandados à distância,

instalados em diversos pontos do Estado.

SOBREAVISO

Profissionais mantidos em local próximo e de fácil acesso, equipados com

recursos de comunicação e transporte que permitam um rápido deslocamento

até o local da emergência, quando de eventual reforço da equipe de plantão.

O período de sobreaviso está compreendido entre às 17h do dia 23/12/10 até

as 8h do dia 27/12/10 para a Festividade do Natal e no período das 17h do

dia 30/12/10 até as 8h do dia 03/01/11 para a festividade do Ano Novo.

Todas as subestações desassistidas / telecomandadas possuem recurso de

operação local, desta forma, estas subestações recebem maior atenção no que

se refere à disponibilização e capacitação de mantenedores e eletricistas

para uma eventual operação local em condições normais e também sob

condições de anormalidade no Sistema de Supervisão e Controle.

CENTRO DE ATENDIMENTO 24 HORAS – CALL CENTER

A ENERSUL dispõe de uma central de atendimento telefônico, disponível 24

horas por dia, por meio do número 0800 722 7272, capacitada a receber as

ligações telefônicas de todo o Estado, dirigidas a esta Empresa,

possibilitando assim acesso rápido e fácil para registro de reclamação de

falta de energia e atendimento emergencial.

LOGÍSTICA DE TRANSPORTE, MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E OUTROS

O acesso a materiais, peças sobressalentes, equipamentos reservas,

ferramentais e outros, que poderão ser eventualmente necessários durante

situações de emergência, estão estabelecidos pelas respectivas regionais.

Nas diversas áreas passíveis de contingências estão estruturados os

recursos de transporte para atender às necessidades de deslocamento de

pessoal e equipamentos em caráter de emergência.

As Subestações Móveis 138 kV e 34,5kV estarão prontas para o deslocamento

imediato, estando sediadas em Campo Grande.OPERACIONALIZAÇÃO DO PLANO DE

ATENDIMENTO

Para atendimento às contingências possíveis nestas localidades foram

definidos oito pontos estratégicos no estado do Mato Grosso do Sul onde

estarão presentes técnicos de automação/manutenção para pronto atendimento.

Foram definidas as localidades estratégicas de Campo Grande, Dourados,

Corumbá, Jardim, Ivinhema, Eldorado, Coxim e Paranaíba, de onde os técnicos

poderão se deslocar para o atendimento.

Henrique Xavier
Gerência de Comunicação

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