Geral
Enersul divulga plano de atendimento de fim de ano
O objetivo é apresentar as medidas operacionais estratégicas que serão
adotadas pela ENERSUL para garantir o nível de segurança operativa durante
as festividades do Natal e Ano Novo no período compreendido entre às 17
horas do dia 23/12/2010 e às 8 horas do dia 27/12/2010 para o Natal 2010 e
às 17 horas de 30/12/2010 até as 8 horas de 03/01/2011 para o Ano Novo de
2010/2011. O plano orientará as áreas de operação para as ações a serem
adotadas, tanto para prevenir quanto para corrigir quaisquer ocorrências em
tempo real. CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO DA ENERSUL
O sistema elétrico da ENERSUL possui aproximadamente 5.850 Km de linhas de
transmissão, ao longo dos 357.125 Km2 de área do Estado, 11.812 Km de rede
de baixa tensão e 59.279 Km de rede de média tensão, 93 subestações nas
tensões de 138 kV, 69 kV e 34,5 kV, incluindo as duas subestações móveis.
A operação desse sistema é coordenada pelo Centro de Operação do Sistema
COS, localizado em Campo Grande, através de um Sistema de Supervisão e
Controle que contempla as subestações nos níveis de 138 kV, 69 kV e 34,5
kV, totalizando 92 unidades supervisionadas. Com relação ao atendimento das
redes de distribuição urbanas e rurais o mesmo é executado pelo Centro de
Operação da Distribuição COD, localizado em Campo Grande. O COD atende
às solicitações de serviços geradas pelo Call Center, através de um sistema
informatizado de atendimento à reclamações de falta de energia e um sistema
de supervisão e controle de religadores telecomandados à distância,
instalados em diversos pontos do Estado.
SOBREAVISO
Profissionais mantidos em local próximo e de fácil acesso, equipados com
recursos de comunicação e transporte que permitam um rápido deslocamento
até o local da emergência, quando de eventual reforço da equipe de plantão.
O período de sobreaviso está compreendido entre às 17h do dia 23/12/10 até
as 8h do dia 27/12/10 para a Festividade do Natal e no período das 17h do
dia 30/12/10 até as 8h do dia 03/01/11 para a festividade do Ano Novo.
Todas as subestações desassistidas / telecomandadas possuem recurso de
operação local, desta forma, estas subestações recebem maior atenção no que
se refere à disponibilização e capacitação de mantenedores e eletricistas
para uma eventual operação local em condições normais e também sob
condições de anormalidade no Sistema de Supervisão e Controle.
CENTRO DE ATENDIMENTO 24 HORAS CALL CENTER
A ENERSUL dispõe de uma central de atendimento telefônico, disponível 24
horas por dia, por meio do número 0800 722 7272, capacitada a receber as
ligações telefônicas de todo o Estado, dirigidas a esta Empresa,
possibilitando assim acesso rápido e fácil para registro de reclamação de
falta de energia e atendimento emergencial.
LOGÍSTICA DE TRANSPORTE, MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E OUTROS
O acesso a materiais, peças sobressalentes, equipamentos reservas,
ferramentais e outros, que poderão ser eventualmente necessários durante
situações de emergência, estão estabelecidos pelas respectivas regionais.
Nas diversas áreas passíveis de contingências estão estruturados os
recursos de transporte para atender às necessidades de deslocamento de
pessoal e equipamentos em caráter de emergência.
As Subestações Móveis 138 kV e 34,5kV estarão prontas para o deslocamento
imediato, estando sediadas em Campo Grande.OPERACIONALIZAÇÃO DO PLANO DE
ATENDIMENTO
Para atendimento às contingências possíveis nestas localidades foram
definidos oito pontos estratégicos no estado do Mato Grosso do Sul onde
estarão presentes técnicos de automação/manutenção para pronto atendimento.
Foram definidas as localidades estratégicas de Campo Grande, Dourados,
Corumbá, Jardim, Ivinhema, Eldorado, Coxim e Paranaíba, de onde os técnicos
poderão se deslocar para o atendimento.
Henrique Xavier
Gerência de Comunicação