Cassilândia, Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

08/04/2005 12:36

Enersul anuncia mais reajuste para julho e culpa imposto

Fernanda Mathias e Thaísa Bueno / Campo Grande News

A diretoria da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) anunciou nesta manhã, durante entrevista coletiva, mais um reajuste de 4% para 1º de julho, além dos 17,38% de média que entram em vigor hoje, surtindo reflexo na fatura de maio. O atual reajuste para 99,65% dos clientes, que são de baixa tensão, será de 17,47% e para 2,2 mil clientes de alta tensão de 19,3%.
Segundo a direção da empresa, o próximo reajuste, de 4%, será em conseqüência do aumento dos encargos de PIS e Cofins, que teriam gerado um aumento de custo de R$ 33 milhões não repassados no novo índice, autorizado pela Aneel. A Enersul avisou, ainda, que em 2006 deve ser repassada mais uma parcela desse ônus ao consumidor.
Segundo argumenta a empresa, cerca de 70% da composição das tarifas são impostos e os outros 30% para manutenção dos serviços, investimentos e a rentabilidade da companhia. Nos últimos dois anos, segundo explicaram os diretores, os encargos tiveram aumento de 87%. Da composição do reajuste 7,45 pontos percentuais são resquícios de aumento autorizado ainda no ano de 2003, quando ocorreu a revisão do contrato de concessão. Naquela época a Aneel tinha concedido índice provisório de aumento de 42%, mas no cálculo definitivo chegou a 65%.
Com este reajuste, médio de 17,38%, já se chega aos 50% e outros 15% de reajuste devem ser ainda incorporados à tarifa. A empresa não forneceu data para que isto ocorra. O diretor comercial Paulo César Soares, admite que o aumento é pesado. “A orientação é que as pessoas economizem energia”, disse.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 23 de Janeiro de 2017
Domingo, 22 de Janeiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 21 de Janeiro de 2017
20:55
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Sexta, 20 de Janeiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)