Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Energia fotovoltaica: gigantes entram em operação, mas MS precisa esperar

Midiamax - 20 de setembro de 2017 - 09:00

Enquanto Mato Grosso do Sul precisa esperar até dezembro pelos leilões de energia, outros dois empreendimentos fotovoltaicos - os maiores da América do Sul - entraram em operação no Brasil nesta segunda-feira (19).

Localizadas em Tabocas do Brejo Velho, na Bahia e em Ribeira do Piauí, no Piauí, as duas usinas são as maiores da América do Sul. Juntas têm capacidade anual para geração de 1.150.000 kW/h de energia, suficiente para abastecer 568 mil residências. De acordo com publicação do G1, os empreendimentos são da companhia italiana Enel.

Conforme o Atlas Brasileiro de Energia Solar, realizado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as terras sul-mato-grossenses têm potencial energético solar quase similar aos estados do nordeste, o que coloca o estado em condições favoráveis para empreendimentos fotovoltaicos. O Governo do Estado anunciou em junho do ano passado os projetos da espanhola Solatio Energia Project Management, com investimento de R$ 7,5 bilhões para construção de 20 usinas solares fotovoltaicas em uma área total de 3.700 hectares, na região do Bolsão.

Mara de radiação solar | Fonte - INPE
Mara de radiação solar | Fonte - INPE

Mas o sonho de tornar o estado uma referência em geração de energia ainda terá de aguardar. Os leilões de energia inicialmente marcados para julho de 2016, e depois adiados para dezembro, foram cancelados. Em fevereiro o governador Reinaldo Azambuja solicitou ao MME (Ministério de Minas e Energia) que fossem retomados.

Finalmente em agosto foram anunciados dois leilões de energia para dezembro deste ano. O diário Diário Oficial da União de 7 de agosto contém as diretrizes de leilões para usinas termelétricas a biomassa e usinas fotovoltaicas. Para Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), os leilões podem viabilizar a instalação das usinas da Solatio. A empresa já está credenciada junto à EPE (Empresa de Pesquisa Energética), vinculada ao MME, para participar dos leilões.
Usinas fotovoltaicas no Brasil

De acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Brasil conta com 55 empreendimentos fotovoltaicos em operação, com capacidade de 236.248 kW/h. Este montante representa quase 20% do que será produzido pelas duas gigantes recém inauguradas.

Há ainda 37 empreendimentos em construção, com potência prevista de 1.061.400 kWh, mas no relatório da Aneel ainda constam as 14 usinas que compõem os empreendimentos da Enel na Bahia e no Piauí. Os empreendimentos que ainda não tiveram as construções iniciadas são 66, com capacidade de geração de 1.681.093 kW/h. Mato Grosso do Sul ainda não está na lista.

SIGA-NOS NO Google News