Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Energia elétrica sofre novo reajuste

Bolsão MS - 06 de abril de 2015 - 07:29

Os consumidores de Mato Grosso do Sul, que já pagam desde março um reajuste de 27,9% na conta de energia, devem preparar os bolsos para novo aumento nesta terça-feira (7). Após o aumento referente a RTE (Revisão Tarifária Extraordinária), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) fará seu aumento anual definido pelas distribuidoras. A reunião que define a nova tarifa será transmitida ao vivo pela internet a partir das 8h (horário de MS).

A expectativa é que o reajuste fique em torno de 6% a vigorar já no dia seguinte a reunião, 8 de abril, quarta-feira. Segundo o Concen (Conselho de Consumidores da Energisa MS), um dos pleitos centrais da carta protocolada no dia 29 de janeiro é o alongamento dos empréstimos feitos por concessionárias, que possibilitará um índice de reajuste na tarifa 50% menor que o estimado anteriormente.

“Estamos muito satisfeitos com esta decisão que possibilitará mitigar os efeitos dos sucessivos aumentos, além da bandeira tarifária, que já encarece em 15% a conta dos consumidores”, avalia a presidente do Concen, Rosimeire Cecília da Costa. No dia 20 de março ela esteve na Aneel, reunida com assessores da Diretoria.

No dia 24 de março, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, informou que o impacto dos empréstimos que as distribuidoras de energia obtiveram no mercado para cobrir os gastos com o uso das termelétricas deverá ser reduzido pela metade com o aumento do prazo para o pagamento da dívida.

O prazo aumentou de 24 para 54 meses e, com isso, o peso sobre as tarifas este ano, que seria de cerca de 12 pontos percentuais, ficará entre cinco e seis pontos percentuais. O repasse para as tarifas será feito no cálculo do reajuste anual de cada distribuidora. O empréstimo, negociado em três parcelas, soma R$ 21 bilhões. A última parcela, de R$ 3,4 bilhões, deve ser liberada até o fim do mês.

SIGA-NOS NO Google News