Cassilândia, Segunda-feira, 26 de Junho de 2017

Últimas Notícias

06/04/2015 07:29

Energia elétrica sofre novo reajuste

Bolsão MS

Os consumidores de Mato Grosso do Sul, que já pagam desde março um reajuste de 27,9% na conta de energia, devem preparar os bolsos para novo aumento nesta terça-feira (7). Após o aumento referente a RTE (Revisão Tarifária Extraordinária), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) fará seu aumento anual definido pelas distribuidoras. A reunião que define a nova tarifa será transmitida ao vivo pela internet a partir das 8h (horário de MS).

A expectativa é que o reajuste fique em torno de 6% a vigorar já no dia seguinte a reunião, 8 de abril, quarta-feira. Segundo o Concen (Conselho de Consumidores da Energisa MS), um dos pleitos centrais da carta protocolada no dia 29 de janeiro é o alongamento dos empréstimos feitos por concessionárias, que possibilitará um índice de reajuste na tarifa 50% menor que o estimado anteriormente.

“Estamos muito satisfeitos com esta decisão que possibilitará mitigar os efeitos dos sucessivos aumentos, além da bandeira tarifária, que já encarece em 15% a conta dos consumidores”, avalia a presidente do Concen, Rosimeire Cecília da Costa. No dia 20 de março ela esteve na Aneel, reunida com assessores da Diretoria.

No dia 24 de março, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, informou que o impacto dos empréstimos que as distribuidoras de energia obtiveram no mercado para cobrir os gastos com o uso das termelétricas deverá ser reduzido pela metade com o aumento do prazo para o pagamento da dívida.

O prazo aumentou de 24 para 54 meses e, com isso, o peso sobre as tarifas este ano, que seria de cerca de 12 pontos percentuais, ficará entre cinco e seis pontos percentuais. O repasse para as tarifas será feito no cálculo do reajuste anual de cada distribuidora. O empréstimo, negociado em três parcelas, soma R$ 21 bilhões. A última parcela, de R$ 3,4 bilhões, deve ser liberada até o fim do mês.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 26 de Junho de 2017
Domingo, 25 de Junho de 2017
15:50
Cassilândia
Sábado, 24 de Junho de 2017
23:07
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)