Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Energia do MS entre as melhores do País, informa a Enersul

Henrique Xavier, assessoria Enersul - 28 de março de 2014 - 07:30

A avaliação leva em conta a redução do tempo médio que o cliente pode ficar sem energia durante um ano todo

O ranking está publicado no portal de notícias da Agencia Nacional de Energia Elétrica e mostra que o cliente na área de concessão da Enersul, que reúne 74 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, está com um índice de qualidade no atendimento superior aos níveis de estados como São Paulo, Minas Gerais e até Rio Grande do Sul, que tem as unidades de consumo em áreas mais concentradas e próximas, inclusive, a centros de geração de energia e que ainda são detentores do maior poderio econômico do País.


O levantamento da Aneel, divulgado esta semana, revela que, enquanto em 2013 o brasileiro ficou, em média, quase 20 horas sem energia elétrica, por aqui, a soma de todas as interrupções durante o ano passado chegou a, apenas, 11,8 horas; um índice 18% melhor que o estabelecido pela Agência Reguladora.


Ao lado desse indicador, que leva o nome de DEC- duração equivalente por cliente, a Aneel estabelece o FEC- freqüência equivalente por cliente, ou seja, quantas vezes, em média, o cliente pode ter o fornecimento interrompido durante um ano inteiro. Nessa apuração a performance da Enersul também apresentou melhoria expressiva. Para uma meta de 11,3 interrupções, em média ao ano, em 2013 o cliente Enersul foi impactado apenas por cerca de 7,5 vezes.


Com esses níveis dos indicadores, agora, a Enersul evolui do grupo das nove para o das 6 melhores do País. Um fato que torna esse resultado ainda mais notável é que, no ano passado, a rede de distribuição de energia, por conta de novos clientes, foi ampliada em quase 1,5 mil quilômetros, uma extensão equivalente a 4 vezes a distancia entre São Paulo e o Rio de Janeiro. O novo patamar de classificação reflete a forma de planejamento e gestão dos investimentos que a Empresa tem feito para garantir a continuidade no fornecimento de energia. Uma das ações que são decisivas para este
resultado em benefício do conforto do cliente, é a manutenção em linha viva, uma tecnologia que permite a realização de serviços sem que o cliente perceba porque a energia não é desligada nas redes e subestações .


A utilização dessa nova tecnologia, a exemplo de outros avanços que criam condições para eliminar etapas e otimizar procedimentos, só é possível com grandes investimentos, tanto em material como em mão de obra especializada.


Em 2013 os programas de investimentos da Concessionária somaram a expressiva cifra de R$ 116,8 milhões, um montante 33% maior que o do ano anterior. Essa é uma prioridade que a Enersul atende para dar seqüência
aos processos de melhoria contínua necessária ao mercado de energia em Mato Grosso do Sul que está com uma notável taxa de crescimento chegando até 8%. São esses investimentos que fazem com que os clientes da Enersul
recebam energia elétrica com os indicadores de continuidade classificados entre os “top dez” do Setor Elétrico Nacional.

SIGA-NOS NO Google News