Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Enem:Aberta inscrição para quem terminou o ensino médio

Assessoria MEC - 24 de maio de 2004 - 15:21

Começou hoje, 24, e vai até o dia 29 o período de inscrição ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para aqueles que já concluíram esse nível de escolaridade. Os interessados deverão procurar as agências dos Correios ou inscrever-se pelo endereço eletrônico do INEP. Na internet, a inscrição termina às 21h do dia 27. A taxa é de R$ 35,00.

Está isento do pagamento da taxa quem concluiu o ensino médio em escola pública ou na modalidade de jovens e adultos entre maio de 2003 e maio de 2004, desde que apresente a cópia do certificado de conclusão. Também tem direito à gratuidade quem terminou esse nível de escolarização na rede privada, mediante declaração de carência, cujo modelo está disponível na internet.

Para inscrever-se nos Correios, é preciso preencher a ficha de inscrição que estará disponível nas agências, fazer o pagamento no local e devolvê-la, anexando uma cópia da carteira de identidade. Na Internet, o interessado deverá preencher a ficha, enviar os dados e verificar se a transferência foi efetuada por meio da mensagem de retorno. Em seguida, é necessário imprimir o boleto bancário, a ser pago em qualquer agência integrada ao Sistema Nacional de Compensação. A inscrição só estará confirmada após o recebimento, pelo Inep, do comprovante de pagamento. Não haverá isenção de taxa nas inscrições feitas pela internet.

Atendimento especial – O portador de necessidades especiais deverá, obrigatoriamente, declarar o tipo de necessidade de que é portador para que possa receber o atendimento apropriado durante a prova. Os detentos ou internos matriculados em programas de educação especial de ensino médio em unidades prisionais ou hospitalares poderão fazer a prova do Enem nos locais de detenção ou internação, mediante termo de compromisso específico firmado entre o Inep e o programa.

Para os alunos da 3ª série do ensino médio, as inscrições nas escolas terminam quarta-feira, 26. Os estudantes da rede pública e os alunos carentes da rede privada estão isentos da taxa de inscrição. O Enem será aplicado no dia 29 de agosto, das 13h às 18h (horário de Brasília), em 608 municípios, incluindo todas as capitais. Atualmente, o resultado do Exame é utilizado nos processos seletivos de 434 instituições de ensino superior. Mais informações pelo 0800-616161.

Repórter: João Luiz Mendes

SIGA-NOS NO Google News