Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Enem tem 3,1 mil grávidas; 517 podem dar à luz durante prova

Portal Terra - 05 de setembro de 2013 - 14:12

O Ministério da Educação realizou para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) um levantamento do número de candidatas gestantes que farão as provas nos dias 26 e 27 de outubro. De acordo com o balanço, 3.108 grávidas realizarão a prova, sendo que 517 podem dar à luz entre 20 e 31 de outubro. O levantamento ocorreu depois que uma jovem entrou em trabalho de parto minutos antes do início das provas, em Sidrolândia (MS). Ela ganhou a chance de fazer uma nova prova. “Precisamos colocar um suporte para a eventualidade de ter de fazer um novo parto”, disse o ministro.​

O MEC também detalhou como será feito o atendimento diferenciado a outros candidatos. Um dos casos é de um participante que é surdo e cego. Ele fará a prova em uma sala individual, com guia que tenha conhecimento de libras tátil (no qual o examinador se comunica com o candidato com toques na pele) e Tadoma (uma comunicação específica para surdocegos).

Também serão disponibilizados ledores de prova para pessoas com baixa visão, cegos (que também contarão com provas em Braille), autismo, dislexia e déficit de atenção. Dois casos relevantes divulgados pelo MEC foram o de um candidato que teve a mão amputada após a inscrição e de um participante com paralisia cerebral. O candidato com a mão amputada teve a solicitação de um transcritor atendida, para que possa anotar as respostas ditadas pelo estudante. O participante com paralisia cerebral só digita com o pé e não fala. Ele pediu ao MEC um teclado específico para digitar a prova com o membro inferior. O caso está em análise.

SIGA-NOS NO Google News