Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Enem tem 150,8 mil inscritos em MS, 14% a menos que no ano passado

Midiamax - 24 de maio de 2016 - 06:45

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016 registrou 150.833 inscritos em Mato Grosso do Sul. O número é 14% menor que o resultado do ano passado, de 174,6 mil. O total de inscritos em todo o país é de 9,2 milhões, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (23) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Mato Grosso do Sul é o estado com menor número de inscritos na região. Em Goiás são 312,3 mil inscritos, em Mato Grosso 180,7 mil e no Distrito Federal são 185,6 mil.

Considerado um avanço para o Governo na forma de ingresso no Ensino Superior, o MEC passou a usar o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para entrada no Ensino Superior. A UFMS aderiu ao sistema em 2010. Atualmente no Estado, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), a Uniderp/Anhanguera, a Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados), a Facsul, UEMS (Universidade Estadual de MS) e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) já aderiram ao método.

No processo seletivo deste ano, foram oferecidas 8 mil vagas em Mato Grosso do Sul, sendo mais da metade nos 96 cursos da UFMS. A UEMS (Universidade Estadual de MS) ofereceu 2,3 mil, a IFMS (Instituto Federal de MS) mais de 600 vagas, a e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) mais de 900 vagas.
Novidades

A partir de 1º de junho será liberado o aplicativo Enem 2016 para dispositivos móveis. Os participantes terão acesso às informações necessárias ao longo de todas as etapas do exame, além da possibilidade de acompanhar o andamento da inscrição.

Esta edição do Enem traz também, pela primeira vez, o reconhecimento individual por meio de impressão digital na ficha de identificação do participante. Esse novo procedimento adota a tecnologia de selo gráfico autoadesivo e soma-se aos demais, tais como lacre eletrônico nos malotes de prova e uso de detector de metais nos locais de aplicação do exame.
Cartão e Provas

O cartão estará disponível exclusivamente na Página do Participante, em data a ser divulgada. No documento constará o local de provas, datas e horários; o número da inscrição; a indicação do atendimento especializado ou específico; opção de língua estrangeira e solicitação de certificação, quando for o caso.

As provas serão nos dias 5 e 6 de novembro. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas terão início às 13h30. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).

Mais informações e o edital do Enem de 2016 estão disponíveis na Página do Participante e na página do Enem de 2016 na internet. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ligar para o telefone 0800-616161.

SIGA-NOS NO Google News