Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

ENEM: erro adianta horário de celular e estudantes precisam de atenção

Campo Grande News - 03 de novembro de 2019 - 10:25

ENEM: erro adianta horário de celular e estudantes precisam de atenção

Aconteceu de novo e em dia de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): usuários de smartphones de todo o Brasil voltaram a identificar erro nos aparelhos, que adiantaram o relógio em uma hora. A situação já havia ocorrido em 20 de outubro, quando o horário de verão entraria em vigor. Em Mato Grosso do Sul, o risco de confusão para quem vai fazer as provas do Enem é maior ainda, porque o furo horário é diferente do de Brasília, em uma hora. Em Mato Grosso do Sul, 70 mil candidatos estão inscritos às provas.

Por isso, o alerta: os portões abrem às 11h, fecham às 12h e a prova começa ao meio-dia e meia. Vendedora ambulante em frente à Uniderp, um dos maiores locais onde o exame será aplicado, Sirlei Rodrigues, 58 anos, contou à reportagem que isso aconteceu com o aparelho dela logo cedo e teme que seja um problema.

Ela trabalha há 12 anos e já presenciou muitas situações de desespero com os “atrasados do Enem”. Por isso recomendou aos estudantes que confiram bem antes os relógios e saiam de casa com antecedência, principalmente por causa desse problema do adiantamento dos relógios nos celulares. Ela levou para vender canetas, a preta, água refri, bala, sempre compra com ela ela deseja que deus abençoe, e boa prova e recomenda que ela se concentre,

A estudante Viviane Bechior, 18 anos, uma das primeiras a chegar para as provas no local, nesta manhã foi esperta. Percebeu a mudança do horário por estar monitorando o daqui com o de Brasília, e viu que os dois estavam iguais. “Conferi com o dos meus parentes e estava igual, o da minha mãe, o do meu avô”, relatou.

Ela fez a mudança manual no relógio do smartphone e tratou de ir mais cedo, para não ter problema. Por volta das 9h10, com quase faltando para a abertura dos portões, já está à espera para realizar a prova.

O que aconteceu – Segundo o site Tecnologia, do portal IG, a gigante Google emitiu nota informando as alterações feitas pelo governo brasileiro no horário de verão impactaram o Banco de Dados Global da IANA (Autoridade para Atribuição de Números da Internet), sistema utilizado por celulares e outros dispositivos eletrônicos para a hora certa.

"Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo", afirmou a empresa.

A primeira mudança no horário de verão aconteceu ainda no governo Michel Temer (MDB), quando ele alterou a data de início do horário de verão do terceiro domingo de outubro para o primeiro domingo de novembro. Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro decidiu revogar a medida .

SIGA-NOS NO Google News