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Enem 2006 teve o menor índice de abstenção

03 de janeiro de 2007 - 13:52

A edição 2006 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve a participação de 2.803.328 alunos - 74,89% do total dos inscritos. Foi a maior participação em números absolutos desde a implantação do exame, em 1998, e o menor índice de abstenção desde a edição de 2000. O número oficial de inscritos foi de 3.731.925.

Dos 27 Estados nos quais as provas foram aplicadas este ano, 22 registraram índices de falta menores em relação ao ano passado e 17 tiveram o menor percentual de ausentes das últimas cinco edições.

A logística de aplicação do exame de 2006 mobilizou 263.694 profissionais, entre coordenadores, fiscais de sala e pessoal de apoio. Os participantes dividiram-se pelas 114.183 salas em 5.801 locais de prova nos 806 municípios espalhados por todo o Brasil.

Inclusão
Dentro da política de inclusão defendida pelo Ministério da Educação, foi ampliada a participação das minorias. Um total de 804 participantes declarou necessidades especiais e teve atendimento individualizado para fazer a prova.

Os participantes com deficiência visual total receberam prova em braille. Aqueles com deficiência visual séria receberam prova ampliada. Aos participantes incapazes de efetuar a marcação do cartão-resposta, foi oferecido auxílio para transcrição da prova. O exame foi aplicado também em 151 presídios - 2.607 detentos foram inscritos.

A participação no Enem é de caráter voluntário. A ele podem se submeter, mediante inscrição, os concluintes do ensino médio - os estudantes do ensino público são isentos do pagamento da inscrição. A participação no Enem não substitui a certificação de conclusão do ensino.

O exame é constituído de prova única, com 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma proposta para redação, que abrange as várias áreas de conhecimento das atividades pedagógicas da educação básica no Brasil.

As questões objetivas e a redação avaliam as competências e habilidades contidas na Matriz de Competências do Enem, especificada na Portaria Inep nº 318, de 22 de fevereiro de 2001.



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