Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Enem 2005 tem número recorde de estudantes inscritos

ACS - MEC - 21 de julho de 2005 - 15:47

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá um recorde de participantes neste ano. Pelo menos 3 milhões de estudantes se inscreveram para a avaliação, prevista para o dia 28 de agosto. A informação foi divulgada hoje pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela prova, Eliezer Pacheco.

Segundo ele, o número total de inscritos ainda não foi calculado, porque as fichas de inscrição ainda estão sendo digitalizadas, mas deve ultrapassar os 3,5 milhões de candidatos, superando o último recorde, de quase 1,9 milhão de inscritos registrados no Enem de 2003.

Pacheco acredita que o grande número de inscritos deve-se ao fato de o Enem ser obrigatório para os alunos que desejam participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), criado pelo Ministério da Educação, que prevê a concessão de bolsas em instituições de ensino superior particulares.

"O número de inscrições oscilará entre os 3,5 milhões e os 4 milhões de candidatos, porque acorreram ao Enem não só os concluintes ou aqueles que haviam concluindo o segundo grau recentemente, mas toda aquela demanda reprimida ao curso superior do Brasil. Temos no país hoje em torno de 5 milhões de adultos que têm o segundo grau, mas não estão cursando o nível superior", disse Pacheco.

O Enem foi criado em 1998, com o objetivo de ser um instrumento de auto-avaliação para o aluno que está concluindo ou que já concluiu o ensino médio. Além disso, o exame é usado como uma alternativa ao vestibular em diversas instituições de ensino superior brasileiro. Agora, a prova também é a porta de entrada para o Programa Universidade para Todos (ProUni).

SIGA-NOS NO Google News