Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Enem 2004 recebe 1,5 milhão de inscrições

18 de agosto de 2004 - 14:17

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2004 recebeu 1.547.094 inscrições em todo o País. A prova será realizada no dia 29 de agosto, das 13h às 18h (horário de Brasília), em 608 municípios. O maior número de inscrições foi verificado no estado de São Paulo: 488.446 inscritos. Em seguida, estão Bahia, com 156.846, Minas Gerais, 141.959, e Rio de Janeiro, 118.119. O Acre teve a menor quantidade de inscritos: 4.581. As informações foram divulgadas hoje, 18, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação.
Composto por 63 questões de múltipla escolha e uma redação, o Enem é um exame interdisciplinar e contextualizado, que avalia o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica em cinco competências: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade.
Atualmente, 455 instituições de educação superior utilizam os resultados do Enem nos seus processos seletivos. A pontuação no exame também será usada pelo Ministério da Educação no Programa Universidade para Todos (ProUni), que está em apreciação no Congresso Nacional, com o objetivo de garantir vagas em cursos de graduação da rede privada para os estudantes de baixa renda e professores da rede pública.
Confirmação - Os participantes que realizaram as inscrições nas agências dos Correios e pela Internet deverão receber, até o dia 20 de agosto, no endereço que indicaram na ficha de inscrição, os seus respectivos Cartões de Confirmação de Inscrição. Os estudantes que fizeram a inscrição na escola devem pegar seus cartões no próprio estabelecimento de ensino. O inscrito, também, receberá o manual do inscrito com o questionário socioeconômico, que deverá ser entregue, devidamente preenchido, no dia da prova.
O inscrito que não receber o Cartão de Confirmação deverá, a partir da próxima semana, obter informações sobre o local de realização da prova pelo telefone 0800616161 (ligação gratuita), ou pelo endereço eletrônico [email protected] . A consulta também poderá ser feita na página do Inep (www.inep.gov.br ) na internet. No dia do exame, deve dirigir-se ao local de prova levando um documento oficial de identidade com foto, o comprovante de inscrição, lápis, borracha e caneta preta.
Cada participante receberá, a partir da segunda quinzena de novembro, no endereço indicado no ato da inscrição, o Boletim Individual de Resultados. Constarão desse boletim duas notas: uma para a parte objetiva da prova e outra para a redação e, ainda, uma interpretação dos resultados obtidos para cada uma das cinco competências avaliadas.
O número de inscritos por unidade da federação e por município também pode ser consultado, pela internet, na página do Inep/MEC. (João Luiz Mendes)

SIGA-NOS NO Google News