Cassilândia, Terça-feira, 16 de Outubro de 2018

Últimas Notícias

20/05/2018 10:20

Endometriose atinge 15% das mulheres no Brasil

Gazeta Esportiva

Comum entre mulheres em idade fértil, a endometriose ocorre quando o endométrio (camada que recobre a face interna do útero) cresce pela parte de fora do órgão. Um dos motivos da doença é caracterizada pela menstruação retrógrada, onde a menstruação não percorre o caminho habitual e vai direto para a cavidade pélvica ao invés de ser expelida pela vagina.

Segundo a Dra. Ana Lucia Beltrame, ginecologista e obstetra, a endometriose pode acorrer na parte posterior do útero atrás do útero, nas trompas, ovários, intestinos e também na bexiga.

Os sintomas dessa doença ginecológica são:

o Cólicas menstruais intensas;

o Dores e sangramento para evacuar e urinar;

o Dores durante as relações sexuais;

o Dores na região pélvica sem estar no período menstrual;

o Intestino preso ou solto;

o Dificuldades para engravidar

O diagnóstico pode ser feito a partir da primeira menstruação, quando a adolescente apresenta cólicas menstruais de forte intensidade. No entanto, muitas vezes, a endometriose pode não causar sintoma algum, a não ser, dificuldade para engravidar.

Apesar da alta prevalência em mulheres em idade fértil, a endometriose é frequentemente subdiagnosticada. É preciso conhecer bem a doença para suspeitar do diagnóstico, já que nem sempre ela vem acompanhada de dores e cólicas menstruais.

Um dos lugares “preferidos” dos focos de endometriose é entre o útero e o intestino, e, um ginecologista que tenha experiência com a doença, pode sentir estas alterações no toque vaginal em exame ginecológico de rotina. O exame subsidiário de escolha chama-se ultrassom transvaginal com preparo intestinal, que em mãos experientes, identifica lesões nas diversas partes da pelve acometida.

Para a ginecologista, quanto mais rápido for o diagnóstico menor a chance da doença atingir um estágio mais grave. Os tratamentos para a endometriose podem ser por realizados com o auxílio de medicamentos e em alguns casos com cirurgia.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 16 de Outubro de 2018
Segunda, 15 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
09:00
Santo do Dia
Domingo, 14 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)