Cassilândia, Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018

Últimas Notícias

20/05/2018 10:20

Endometriose atinge 15% das mulheres no Brasil

Gazeta Esportiva

Comum entre mulheres em idade fértil, a endometriose ocorre quando o endométrio (camada que recobre a face interna do útero) cresce pela parte de fora do órgão. Um dos motivos da doença é caracterizada pela menstruação retrógrada, onde a menstruação não percorre o caminho habitual e vai direto para a cavidade pélvica ao invés de ser expelida pela vagina.

Segundo a Dra. Ana Lucia Beltrame, ginecologista e obstetra, a endometriose pode acorrer na parte posterior do útero atrás do útero, nas trompas, ovários, intestinos e também na bexiga.

Os sintomas dessa doença ginecológica são:

o Cólicas menstruais intensas;

o Dores e sangramento para evacuar e urinar;

o Dores durante as relações sexuais;

o Dores na região pélvica sem estar no período menstrual;

o Intestino preso ou solto;

o Dificuldades para engravidar

O diagnóstico pode ser feito a partir da primeira menstruação, quando a adolescente apresenta cólicas menstruais de forte intensidade. No entanto, muitas vezes, a endometriose pode não causar sintoma algum, a não ser, dificuldade para engravidar.

Apesar da alta prevalência em mulheres em idade fértil, a endometriose é frequentemente subdiagnosticada. É preciso conhecer bem a doença para suspeitar do diagnóstico, já que nem sempre ela vem acompanhada de dores e cólicas menstruais.

Um dos lugares “preferidos” dos focos de endometriose é entre o útero e o intestino, e, um ginecologista que tenha experiência com a doença, pode sentir estas alterações no toque vaginal em exame ginecológico de rotina. O exame subsidiário de escolha chama-se ultrassom transvaginal com preparo intestinal, que em mãos experientes, identifica lesões nas diversas partes da pelve acometida.

Para a ginecologista, quanto mais rápido for o diagnóstico menor a chance da doença atingir um estágio mais grave. Os tratamentos para a endometriose podem ser por realizados com o auxílio de medicamentos e em alguns casos com cirurgia.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 16 de Agosto de 2018
10:00
Receita do dia
Quarta, 15 de Agosto de 2018
09:00
Santo do dia
06:30
Dia de Sorte
Terça, 14 de Agosto de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)