Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Endometriose atinge 15% das mulheres no Brasil

Gazeta Esportiva - 20 de maio de 2018 - 10:20

Comum entre mulheres em idade fértil, a endometriose ocorre quando o endométrio (camada que recobre a face interna do útero) cresce pela parte de fora do órgão. Um dos motivos da doença é caracterizada pela menstruação retrógrada, onde a menstruação não percorre o caminho habitual e vai direto para a cavidade pélvica ao invés de ser expelida pela vagina.

Segundo a Dra. Ana Lucia Beltrame, ginecologista e obstetra, a endometriose pode acorrer na parte posterior do útero atrás do útero, nas trompas, ovários, intestinos e também na bexiga.

Os sintomas dessa doença ginecológica são:

o Cólicas menstruais intensas;

o Dores e sangramento para evacuar e urinar;

o Dores durante as relações sexuais;

o Dores na região pélvica sem estar no período menstrual;

o Intestino preso ou solto;

o Dificuldades para engravidar

O diagnóstico pode ser feito a partir da primeira menstruação, quando a adolescente apresenta cólicas menstruais de forte intensidade. No entanto, muitas vezes, a endometriose pode não causar sintoma algum, a não ser, dificuldade para engravidar.

Apesar da alta prevalência em mulheres em idade fértil, a endometriose é frequentemente subdiagnosticada. É preciso conhecer bem a doença para suspeitar do diagnóstico, já que nem sempre ela vem acompanhada de dores e cólicas menstruais.

Um dos lugares “preferidos” dos focos de endometriose é entre o útero e o intestino, e, um ginecologista que tenha experiência com a doença, pode sentir estas alterações no toque vaginal em exame ginecológico de rotina. O exame subsidiário de escolha chama-se ultrassom transvaginal com preparo intestinal, que em mãos experientes, identifica lesões nas diversas partes da pelve acometida.

Para a ginecologista, quanto mais rápido for o diagnóstico menor a chance da doença atingir um estágio mais grave. Os tratamentos para a endometriose podem ser por realizados com o auxílio de medicamentos e em alguns casos com cirurgia.

SIGA-NOS NO Google News