Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Encontro reúne Rezadores no Cone Sul de MS

Geraldo Duarte Ferreira/Funai - 29 de fevereiro de 2008 - 17:07

Encontro reúne Rezadores do Cone Sul em Amambai

A administradora da Funai no Cone Sul, Margarida Nicoletti, abre hoje às 18 horas, o Encontro de Rezadores (Nhanderú), que acontece na Aldeia Limão Verde, no município de Amambaí. O encontro que reúne rezadores de todo o Cone Sul vai tratar de assuntos relacionados à questão da entradas das igrejas evangélicas nas áreas indígenas, a utilização de plantas medicinais e a cura através da reza, além da questão fundiária.

O Encontro de Rezadores (Nhanderú) está sendo incentivado pela Funai, como uma das maneiras manterem a cultura tradicional. O evento vai até domingo e conta com a participação de rezadores de diversas áreas indígenas da região.

Na semana passada foi inaugurada na Terra Indígena de Panambizinho (Borboleta Pequena), município de Dourados, a primeira Casa de Reza da comunidade. A cerimônia de Nhemongaraí (batismo) da Oga Potyi Gueguairisy, contou com a presença do diretor de Assistência e vice-presidente da Funai, Aloysio Guapindaia, do procurador Chefe da Funai, Antonio Marcos Salmeirão, e da administradora executiva regional do Cone Sul, Margarida Nicoletti.

A terra Indígena de Panambizinho tem 1.272 hectares e é um marco de resistência a ocupação ocorrida em terras indígenas depois da Guerra do Paraguai. A homologação da área ocorreu em 2004, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.






SIGA-NOS NO Google News