Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Encontro discute código de ética do professor

Agência Câmara - 29 de outubro de 2003 - 07:56

A elaboração de um Código de Ética Internacional do Professor foi um dos temas mais relevantes do encontro anual da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), que reuniu 300 sindicatos nacionais de professores de 159 países na última semana em Bruxelas, na Bélgica. O deputado Carlos Abicalil (PT-MT) foi o representante brasileiro no encontro.
Segundo Carlos Abicalil, o Código vai abordar temas como o combate às diversas formas de discriminação e uso de poder dos docentes, suas responsabilidades e direitos, além de garantias de proteção ao trabalho dos profissionais da educação. O novo código, de acordo com o deputado, deve ser finalizado durante o próximo encontro da IEAL, que será realizado em dezembro do próximo ano em Porto Alegre (RS).
Para o parlamentar, o código "deverá transformar-se em objeto de aprofundamento da determinação da Organização Internacional do Trabalho que regula as relações do trabalho entre os países associados à ONU e, posteriormente, a Unesco."
O deputado Abicalil informou que também foram discutidos, durante o encontor, a defesa da escola pública, os processos de financiamento e gestão do ensino público e as condições de trabalho dos docentes. Para ele, a dificuldade de tornar o ensino atraente, os baixos salários, a falta de condições de aprimoramento profissional e o desgaste emocional estão afastando os futuros professores.
Abicalil afirmou ainda que, em dez anos, metade dos educadores do Brasil estarão aposentados, o que segundo ele, é alarmante.



Reportagem - Liz Elaine Lôbo
Edição - Daniela André

SIGA-NOS NO Google News