Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Encontro de Zeca com bancada definirá agenda de MS

Aquidauana News - 02 de março de 2005 - 15:49

Um café da manhã, marcado inicialmente para o próximo dia 30 de março, às 08h30, na sede da Secretaria Extraordinária de Representação e Articulação Institucional, em Brasília, entre o governador Zeca do PT com os três senadores e os oito deputados federais vai definir a agenda de Mato Grosso do Sul com o governo federal e o Congresso Nacional para 2005. O encontro foi confirmado hoje em Brasília pelo secretário Rodrigo Terra, depois de uma rodada de audiências com os integrantes da bancada federal.

“Um dos objetivos do encontro é intensificar a aproximação entre o governo estadual e a bancada federal na defesa dos interesses de Mato Grosso do Sul. A orientação do governador Zeca do PT é de que a nova secretaria faça esse elo e, ao mesmo tempo, encaminhe as demandas estaduais. A agenda que vai ser definida na reunião está acima das questões partidárias ou ideológicas”, explicou Rodrigo Terra, logo depois de encontrar-se com o coordenador da bancada federal, o deputado Antônio Carlos Biffi (PT).

Entre os assuntos que entrarão na pauta está a busca dos recursos federais previstos no orçamento deste ano. Somando emendas de bancada e individuais, o volume previsto chega a R$ 188,5 milhões, destinados basicamente a projetos sociais e de infra-estrutura.

O governador Zeca do PT deverá informar os parlamentares sobre o andamento das negociações em torno das obras estratégicas para promover o desenvolvimento do Estado, como o Expresso Pantanal, os pólos mínero-siderúrgico e gasquímico, a termelétrica de Corumbá, além da restauração da estrada ferroviária da antiga Noroeste do Brasil.

A volta da ferrovia, que ligará Bauru a Corumbá, produzirá forte impacto na região: levará de volta o tráfego de cargas; restabelecerá, através de um novo e moderno sistema, o trem turístico que atravessará o pantanal: e, permitirá a viabilização da primeira rota bioceânica - uma iniciativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva rumo à integração física do Brasil com os países da América do Sul.

“Na visão do governador, o entendimento da bancada em torno dos interesses de Mato Grosso do Sul terá importância fundamental tanto na liberação de recursos das emendas quanto no andamento dos projetos e programas estratégicos para o Estado”, disse Terra.

O deputado Antônio Carlos Biffi afirma que a criação da Secretaria Extraordinária de Representação e Articulação Institucional, que no início do governo de Zeca do PT era apenas um acanhado escritório no Distrito Federal, já foi um passo importante para entrosar a bancada, governo e as demandas administrativas do Estado. “O novo papel da secretaria produz reflexo positivo no encaminhamento das questões técnicas relacionadas a projetos estaduais e permite melhor aproveitamento das ações políticas”, avaliou Biffi.

SIGA-NOS NO Google News