Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/11/2014 07:00

Encontro de vereadores debate função do legislativo nos municípios

Ludyney Moura, Campo Grande News

Um encontro promovido pela UCV-MS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul), na Câmara de Ponta Porã, vai discutir de hoje (26) até a próxima sexta-feira (28) o papel dos parlamentares na gestão dos municípios.

"É importante que eles tenham ferramentas, o mínimo de conhecimento das atividades atribuídas ao Executivo para que possam acompanhar todo o trabalho feito pelos prefeitos", ressaltou um dos palestrantes do encontro, o advogado Jean Phierre Vargas, especialista em direito público e eleitoral.

Vargas afirmou aos parlamentares que as Câmaras Municipais precisam oferecer à população um canal mais frequente para apresentação de denúncias relacionadas à gestão da coisa pública, papel este que tem sido feito quase que exclusivamente pelo Ministério Público.

"O povo está atribuindo ao Ministério Público uma condição melhor e maior de fiscalizar e muitos não têm o conhecimento de que a Câmara Municipal possui também a atribuição de fiscalizar, dotada de mecanismos jurídicos para apreciar, processar e julgar as denúncias e de forma muito mais rápida", frisou.

Apesar desta realidade, o advogado lembrou aos participantes do encontro, que no legislativo os processos tramitam mais rápido que judiciário, devido ao procedimentos legais da atribuição parlamentar. "Isso não impede que o MP continue a ser procurado para receber essas denúncias, mas as Câmaras passarão a receber mais denúncias do que recebe hoje".

Dentre as palestras que os vereadores terão acesso estão questões ligadas à administração do município, o papel fiscalizador do legislativo, a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal e temas como a acesso à informação e transparência.

"É importante ressaltar que esses encontros promovidos pela União de Câmaras são de extrema importância, porque tem oferecido ao segmento temas e informações relevantes e atuais que buscam qualificar o vereador para prestar um serviço de qualidade para a população", finalizou Jean Phierre.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)