Cassilândia, Domingo, 20 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

30/11/2005 06:33

Encontro com secretários de obras continua nessa quarta

Luis Junot

O 1º Encontro com Secretários de Obras de MS continua nessa quarta-feira (30/11), com a apresentação das palestras: Lei de Responsabilidade Fiscal, abordando os princípios de gestão fiscal responsável, da lei orçamentária anual, receita pública, renúncia da receita, despesas com pessoal, despesas com a seguridade social, transferências voluntárias, dívida e do endividamento, dos restos a pagar; com o advogado Marcílio Arnaldo de Alencar.
Ainda pela manhã, é a vez do engenheiro civil, Domingos Sahib Neto falar sobre Instrumentos Contratuais: A Análise dos instrumentos contratuais celebrados nos órgãos jurisdicionados, cujo objeto corresponde a obras e/ou serviços de engenharia e arquitetura, em função do que determina a Instrução Normativa TCE/MS n° 017/2000 e a Resolução Normativa TCE/MS n° 035/2000 alterada pela 053/2004.
Das 14h às l5h30, o analista de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Fernando Silveira Camargo fala sobre os Convênios Celebrados com a União e suas Prestações de Contas: Transferências voluntárias de recursos. - Convênios: definição, requisitos, contrapartida, formalização, prestação de contas e tomada de contas especial.
Das 16h às l7h30, o assunto a ser abordado é Trâmite de Processos. A Abordagem de forma textual e visual da tramitação atual dos processos no Tribunal de Contas, apresentando o fluxo desde a sua criação até a sua extinção. Demonstração do fluxo de tramitação processual em função de futura implantação do Processo de Informatização do Tribunal de Contas, apresentando a sistemática de cadastramento do Jurisdicionado, Autuação Processual e Encaminhamento de Documentação ao Tribunal de Contas; com o Eng. Civil Arisvaldo Barretos de Queiroz, encerrando-se o evento por volta das 17h30min com a entrega de certificados.
De acordo com o coordenador do Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal do Tribunal de Contas, Reinaldo Guimarães de Campos este encontro com os secretários de obras é, na prática, um desdobramento dos encontros anteriores. É um aprofundamento das discussões que tiveram início nos Encontros Regionais, que em 2003 e 2004 capacitaram cerca de 3 mil jurisdicionados em todo o Estado.
Nessa terça-feira (29.11), pela manhã o Arq. e Urb. César Augusto F. de Moraes e o Eng. Civil Luiz Fernando de Souza Faria apresentaram uma palestra com o tema Projeto Básico, onde a elaboração do projeto básico possibilita ao órgão construir um orçamento detalhado em planilhas de todos os serviços, discriminando assim os respectivos custos unitários e quantidade para a sua total realização. Diante da análise mais detalhada da planilha dos serviços e do projeto básico o órgão estabelece com bastante precisão o prazo de execução e conseqüentemente, o Cronograma Físico-Financeiro.
Ainda pela manhã, o Arq. e Urbanista Júlio César Diniz falou sobre o “Estatuto das Cidades”, abordando as considerações sobre a Lei n° 10.257 de 10/07/2001; sua aplicação no processo de construção do PPA, LDO e LOA. Na parte da tarde foi a vez do segundo vice-presidente do Crea/MS, Aroldo Figueiró falar sobre o “Plano Diretor”: Executado através de equipes da prefeitura, com a participação de representantes da sociedade, o Plano diretor garante melhores condições de moradia à população, buscando soluções para moradia, trabalho, saneamento ambiental, transporte e trânsito seguro.
“Acessibilidade e Mobilidade Urbana”, foi o tema abordado pelo consultor da Secretaria Especial das Pessoas com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, Edison Luís Passafaro. De acordo com o palestrante, através da nova legislação, ficam garantidos os direitos dos deficientes de serem tratados como iguais em todos os lugares. Ruas, praças, avenidas, calçadas e obras públicas e privadas no país, sejam teatros, cinemas, shoppings, bancos, supermercados, escolas, faculdades, prédios, lojas e empresas, além dos sistemas de comunicação e transporte, terão que se adequar para tornarem-se acessíveis a todo e qualquer tipo de pessoa com deficiência física, mental, sensorial ou múltipla, sendo que o prazo para adequação prescreve em dezembro deste ano, um ano após a assinatura do decreto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Agosto de 2017
Sábado, 19 de Agosto de 2017
20:38
Para o fim de semana
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Agosto de 2017
Quinta, 17 de Agosto de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)