Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Encontrado mais um corpo de militar brasileiro morto no Haiti

Alex Rodrigues, Agência Brasil - 18 de janeiro de 2010 - 19:53

Brasília - O Exército informou que o corpo do coronel João Eliseu Souza Zanin foi encontrado hoje (18), entre os escombros do Hotel Cristopher, onde funcionava a sede administrativa da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), em Porto Príncipe, capital do Haiti.

Com isso, sobe para 17 o número de militares brasileiros mortos durante o terremoto que atingiu o Haiti há uma semana. Lotado no gabinete do Comandante do Exército, em Brasília, Zanin estava no Haiti participando de reuniões de coordenação de pessoal. Mais cedo, o Exército já havia noticiado a localização do tenente-coronel Marcus Vinicius Macedo Cysneiros.


Durante entrevista coletiva, na tarde de hoje, em Brasília, o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, afirmou que a tropa brasileira estava concentrando esforços para localizar Zanin e o outro oficial brasileiro que continua desaparecido, o major Márcio Guimarães Martins.

“São várias equipes, mas o acesso ao local está bastante difícil devido à quantidade de escombros existentes no local. Isso dificultou que máquinas pesadas fossem levadas para levantar [os escombros], afirmou o comandante.

Durante a coletiva, o general afirmou que os 16 corpos que já haviam sido encontrados seriam trazidos para Brasília nesta quarta-feira (20) e que, se os outros dois fossem localizados a tempo, viriam no mesmo voo.

De acordo com o comandante, os corpos serão trazidos para Brasília, onde receberão as honras fúnebres. Enzo diz que o cerimonial do Palácio do Planalto já foi informado da cerimônia e que a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva depende de que compromissos já agendados sejam conciliados. Após a cerimônia na capital federal, o corpo de cada militar seguirá para seus respectivos estados, onde novas cerimônias deverão ocorrer.

O comandante ainda afirmou que os parentes das vítimas receberão uma indenização.



Edição: João Carlos Rodrigues

SIGA-NOS NO Google News