Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Encontrado barco pesqueiro moçambicano desaparecido há mais de uma semana

Eduardo Castro, EBC - 04 de janeiro de 2011 - 06:23

Maputo (Moçambique) – Um barco pesqueiro moçambicano, desaparecido desde 27 de dezembro passado, foi localizado nessa segunda-feira (3) na altura da cidade de Nacala, na costa de Moçambique. A informação foi confirmada pelo vice-ministro da Pesca, Gabriel Muthisse.

Segundo ele, as informações sobre o motivo do desaparecimento ainda são poucas. “As tentativas de contato não têm surtido nenhum efeito”, disse.

Um comunicado da Missão da União Europeia contra a Pirataria no Oceano Índico informa que a embarcação teria sido sequestrada em alto-mar, próximo à costa de Madagascar. A possibilidade não foi afastada pelo vice-ministro. “A nossa precaução em relação à vida dos tripulantes é válida para qualquer dos casos, seja sequestro ou outra situação. Tratando-se de sequestradores, por exemplo, todo o cuidado será pouco, pois são imprevisíveis”, afirmou.

Vinte e quatro tripulantes estão a bordo do pesqueiro Vega 5, sendo 19 moçambicanos. O barco tem 24 metros de comprimento e capacidade para transportar 140 toneladas de carga. Habitualmente fica ancorado no Porto da Beira, na província de Sofala.

Outro pesqueiro, de bandeira malgaxe, foi atacado por piratas nos últimos dias de 2010. Onze tripulantes chegaram domingo (2) ao Porto da Beira - oito homens e três mulheres, sendo um italiano, um das Ilhas Seychelles e os demais de Madagascar.

O barco foi deixado à deriva pelos sequestradores, que chegaram em lanchas e levaram todos os pertences dos marinheiros. Sem combustível, a embarcação chegou à costa depois de içar as velas e ser impulsionado pelo vento.

É a terceira vez em menos de um mês que é registrada tentativa de sequestro na costa moçambicana, que se estende por 3 mil quilômetros. Desde 2007, piratas de origem somali já atacaram mais de 450 navios e fizeram cerca de 2.400 reféns no Oceano Índico, mais ao Norte, na altura do chamado Chifre da África, onde fica a Somália.

Edição: Graça Adjuto


SIGA-NOS NO Google News