Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

ENCM: Médicos se manifestam em defesa da saúde

Antonio Marcelo/CFM - 29 de fevereiro de 2008 - 10:57

Entre os dias 5 e 7 de março, Curitiba será palco do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2008. A expectativa é receber aproximadamente 250 médicos que participam das atividades ligadas aos Conselhos Regionais e Federal de Medicina.



Esta será a primeira edição do evento na capital paranaense sob a motivação do período comemorativo dos 50 anos de função do Conselho Regional de Medicina do Paraná. Todos os estados estarão representados no encontro, que colocará em debate os temas mais relevantes da área de saúde, como abertura indiscriminada de escolas médicas, qualidade na formação, revalidação de diplomas obtidos no Exterior, exercício ilegal da profissão, interiorização do médico, relação de trabalho médico com o SUS, financiamento da saúde, revisão do Código de Ética Médica, dentre outros.



No dia 6, das 9 às 12h, como parte do programa, haverá uma manifestação pública na Praça Santos Andrade, em frente ao campus da UFPR. O objetivo é chamar a atenção da sociedade e imprensa para as precárias condições de assistência pública e péssima remuneração dos médicos e demais profissionais de saúde.



Organizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Regional de Medicina do Paraná, a manifestação pública em Defesa da Saúde contará ainda com a presença de representantes de entidades médicas nacionais e estaduais, diretores-clínicos de hospitais do Paraná, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), acadêmicos, residentes e coordenadores dos cursos de medicina, além de profissionais de outras áreas da saúde e representantes das associações de moradores e população em geral.



Além disso, o evento terá ainda a participação e o apoio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), que realizará atividade de orientação e conscientização da população sobre a importância do cadastro voluntário de Medula Óssea e convidará os presentes a doar sangue e fazer coleta para cadastro no banco de doadores de Medula Óssea. As Secretarias Municipal e Estadual de Saúde irão distribuir folhetos informativos e aferir pressão arterial da população no local.





Programação oficial do I ENCM 2008



05.03.08 – (QUARTA-FEIRA)



9h às 10h30 – TEMA: Estratégia da Revisão do Código de Ética Médica



10h30 às 12h – TEMA: Atividades extra-curriculares dos estudantes de medicina x exercício ilegal da profissão



12h às 13h - Intervalo para lanche



13h às 14h – Comissão de Integração do Médico Jovem – Residência Médica: Realidade e Perspectivas



14h às 15h – Prestação de Contas do CFM – exercício 2007



20h – Solenidade de Abertura do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano 2008 na sede do CRM-PR





06.03.08 – (QUINTA-FEIRA)



9h às 12h – Manifestação Pública em Defesa da Saúde

Local: Praça Santos Andrade/UFPR



12h30 às 13h30 – Intervalo para lanche no CRM-PR



13h30 às 14h – Cerimônia de Obliteração do Selo Comemorativo do Cinqüentenário do CRM-PR e Lançamento do livro “Bioética Clínica” de autoria do Dr. José Eduardo de Siqueira



14h às 16h - Resolução do CFM que estabelece normas para o Processo Eleitoral dos Conselhos Regionais de Medicina – 2008





07.03.08 – (SEXTA-FEIRA)



9h às 12h – TEMA: Relação de Trabalho Médico com o SUS – Cooperativismo Médico – Código 7 – Fundação público/privada



12h às 13h – Intervalo para lanche



13h às 15h - Apresentação do relatório da Comissão de Assuntos Políticos – CAP (CFM/AMB)



15h às 16h – Apresentação do Índice de Desenvolvimento e Saúde – IDS/CPDOC

SIGA-NOS NO Google News