Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Enchente em Bela Vista já desabrigou mais de 100 pessoas

João Prestes/Campo Grande News - 28 de outubro de 2005 - 18:03

A cheia no rio Apa obrigou mais de 100 pessoas a saírem de suas casas em Bela Vista, fronteira com o Paraguai, e buscarem abrigo junto a parentes ou se alojarem no ginásio de esportes da Prefeitura. O trabalho de remoção das famílias ribeirinhas começou ontem à tarde, disse a secretária de Assistência Social do município, Vera Salomão.

Soldados do 10° Regimento de Cavalaria Mecanizado, policiais militares, servidores da Prefeitura e voluntários trabalharam até meia-noite de ontem no socorro às vítimas da cheia. Hoje as águas continuaram a subir até atingirem três metros acima do nível natural do rio, mais casas foram alagadas e o trabalho de remoção recomeçou. “Já esvaziamos 19 casas. Por hoje não há mais o que fazer. Mas se o rio continuar subindo outras famílias serão atingidas”, disse a secretária.

Cerca de 188 famílias vivem em áreas suscetíveis de serem atingidas pela enchente em Bela Vista, aponta levantamento da defesa civil do município. Em 1997, na mais grave cheia do Apa, as águas superaram em oito metros o nível natural, deixando boa parte da cidade embaixo d’água.

Quem não tem parentes ou amigos vivendo na parte alta da cidade está abrigado no ginásio de esportes. No local pelo menos 45 pessoas vão passar a noite. O espaço foi loteado entre as famílias, que usam os sanitários do ginásio e comem marmitex doado pela prefeitura.

“Muitas famílias resistiam, só saíram quando a água chegou na porta da casa”, conta Vera Salomão. Ela previa outra longa noite de trabalho, como ontem, quando foi dormir pela madrugada. “Estou agora em um bairro distante verificando a situação e depois vou para o Paraguai dar uma olhada lá.” Nas margens paraguaias do Apa vivem também centenas de famílias que já podem ter sido atingidas pela cheia.

Ontem choveu muito em Bela Vista; a previsão era de 50 milímetros de precipitação e para amanhã, deve chover mais 90 milímetros, portanto não há possibilidade das águas recuarem logo.

SIGA-NOS NO Google News