Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/07/2007 18:25

Encaminhado processo contra Roriz ao Conselho de Ética

Agência Senado

A Mesa do Senado aceitou a representação do PSOL contra o senador Joaquim Roriz (PMDB-DF) e enviou a matéria ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que passa agora a investigar o caso a fim de verificar se houve quebra de decoro por parte do senador. Essas decisões foram anunciadas no início da tarde desta quarta-feira (4) pelo senador Efraim Morais (DEM-PB), 1º secretário da Casa, após reunião da Mesa da qual o próprio Roriz participou.

Efraim foi questionado, durante entrevista coletiva, sobre o prazo que Roriz teria para renunciar, caso optasse por esse procedimento para preservar seus direitos políticos (frente a uma decisão desfavorável do conselho). O 1º secretário respondeu que a renúncia poderá ser feita até o momento em que Roriz for notificado pelo Conselho de Ética.

O PSOL apresentou a representação devido a fatos apurados na "Operação Aquarela", da Polícia Civil do Distrito Federal, que investiga o desvio de recursos do Banco de Brasília (BRB). Em uma gravação telefônica feita pela polícia, Roriz e o ex-presidente do BRB Tarcísio Franklin Moura tratam da partilha de R$ 2,2 milhões, provenientes de um cheque do empresário Nenê Constantino, presidente do Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas. Tarcísio Franklin de Moura foi preso durante a "Operação Aquarela".

Em sua representação, o PSOL acrescenta que as empresas da família de Nenê Constantino possuem cerca de 30% das concessões de exploração de transporte público do Distrito Federal.

Gerson Camata (PMDB-ES), 2º secretário do Senado, informou que Roriz pediu um prazo à Mesa, para que o Conselho de Ética não examine o processo antes de a Procuradoria Geral da República tomar uma decisão sobre o assunto - a Procuradoria lhe deu um prazo de 20 dias para se defender. Esse pedido, no entanto, não foi aceito.

- A decisão da Mesa de encaminhar a denúncia ao Conselho de Ética deve ser publicada amanhã [quinta-feira] no Diário Oficial do Congresso - informou Camata.

Roriz na reunião

Joaquim Roriz participou da reunião desta quarta-feira. Gerson Camata afirmou que, inicialmente, a Mesa não pretendia admitir sua presença, mas uma consulta ao Regimento Interno do Senado confirmou que isso era possível. Efraim Morais disse que o regimento foi respeitado e ressaltou que Roriz ausentou-se no momento em que a Mesa passou a deliberar sobre a representação do PSOL.

Ao deixar a reunião, no início da tarde, Roriz informou que havia entregue documentos para sua defesa e frisou que não havia renunciado ao mandato.

Também participaram da reunião da Mesa o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o 1º vice-presidente da Casa, Tião Viana (PT-AC), César Borges (DEM-BA), Magno Malta (PR-ES), Papaléo Paes (PSDB-AP) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Ricardo Koiti Koshimizu e Silvia Gomide / Repórteres da Agência Senado

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)