Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Enade: 650 mil universitários participam do exame hoje

Amanda Cieglinski, Agência Brasil - 21 de novembro de 2010 - 11:02

Brasília – Hoje (21), 650 mil universitários são esperados para participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A prova é aplicada aos alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas universidades, centros universitários e faculdades. A participação é obrigatória e os faltosos não recebem o diploma ao final da graduação.

Do total de participantes, 261 mil são ingressantes e 161 mil concluintes. Também farão a prova 227 mil alunos que deveriam ter feito o Enade em anos anteriores e querem regularizar sua situação. O exame será aplicado em mais de 1,3 mil municípios, a partir das 13h (horário de Brasília).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame, enviou aos candidatos, pelo correio, um cartão informando os locais de prova. Quem não tiver recebido pode consultar na página do instituto na internet ou na coordenação do seu curso.

Este ano serão avaliadas graduações em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia, além dos cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócio, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia. Enfermagem tem o maior número de inscritos: 86 mil. Em seguida vem serviço social (65 mil), fisioterapia (38 mil) e farmácia (35 mil).

Participam alunos matriculados no primeiro e no último semestre em cursos das áreas avaliadas. É de responsabilidade das instituições de ensino inscrever os estudantes e divulgar a lista dos participantes. Estão dispensados aqueles que colaram grau até 31 de agosto deste ano ou estejam oficialmente matriculados e cursando atividade curriculares fora do Brasil na data da aplicação da prova.

O exame é composto de questões objetivas e discursivas, sendo dez de formação geral, comuns a todas as áreas, e 30 de conhecimentos específicos. O aluno não precisa atingir uma nota mínima, apenas participar da prova.



Edição: Aécio Amado

SIGA-NOS NO Google News