Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Empréstimo consignado: Teto dos juros é 2,78%

AgPrev - 03 de novembro de 2006 - 13:51

A partir desta quarta-feira (25) o teto dos juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é de 2,78%. A redução de 0,08 ponto percentual, recomendada pelo Conselho Nacional de Previdência Social(CNPS)na terça-feira, acompanhou a queda de um ponto percentual na taxa Selic desde agosto deste ano.

O novo limite vale para todas as modalidades e prazos de crédito consignado. Esta é a segunda vez que o CNPS reduz a taxa de juros do empréstimo consignado. Em maio, o Conselho estipulou pela primeira vez um teto nos juros cobrados nessas operações.

Para estipular o novo teto, o CNPS tomou por base a redução de um ponto percentual na taxa Selic desde a fixação do teto do consignado em 2,86%. Para determinar a redução de 0,08 ponto percentual, foi feita a divisão de um ponto percentual por 12 meses. O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, destacou que as duas limitações de juros estipuladas nos meses de maio e julho foram bem aceitas e não interferiram no mercado.

O secretário ressaltou que o papel do Ministério da Previdência Social é preservar os interesses dos seus segurados e que muitos aposentados estão trocando o empréstimo que haviam feito por novos empréstimos com taxas menores. O CNPS continuará analisando o comportamento do mercado e poderá propor alterações no teto sempre que achar necessário. (Alessandra Pires)

SIGA-NOS NO Google News