Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/12/2004 09:38

Empresas devem observar preenchimento da GFIP

AgPrev

O Núcleo Fiscal de Orientação em GFIP, da Unidade Descentralizada em Salvador da Secretaria da Receita Previdenciária(SRP), orienta as empresas no sentido de observarem o campo destinado às informações das contribuições previdenciárias incidentes sobre o 13º salário, no fechamento da Guia do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP), referente ao mês de dezembro.

A orientação se faz necessária tendo em vista o grande número de empresas que preenchem o documento de forma incorreta. A empresa não deve declarar o valor do 13º salário anual de cada trabalhador no campo Base de Cálculo 13º Salário Previdência Social – Referente à Competência do Movimento, no "MOVIMENTO DO TRABALHADOR", alerta a chefe do Núcleo Fiscal, Adélia Martins da Matta.

De acordo com o Manual da GFIP, este campo só é preenchido quando se tratar de afastamento definitivo do empregado, GFIP com informação de trabalhador avulso, GFIP de reclamatória trabalhista, ou no caso de ajuste de remuneração variável na competência 12.

A empresa deve declarar o valor descontado do segurado e o valor devido à Previdência Social (desconto do segurado + cotas patronais + terceiros – dedução do 13º salário correspondente ao período de licença maternidade – compensação) calculados com base na folha do 13º salário, no campo "Declaração para o INSS – Competência 13, no MOVIMENTO DA EMPRESA".

O preenchimento incorreto desses campos da GFIP gera apropriação da remuneração do 13º na competência 12, e prejudica a emissão de Certidão Negativa de Débito (CND), uma vez que o valor apresentado na GFIP não vai coincidir com o valor recolhido na Guia da Previdência Social (GPS), por ocasião do cruzamento das informações da GFIP com os valores recolhidos na GPS. (Josy Lima)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)