Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Empresárias brasileiras seguem à risca tradições muçulmanas para fechar negócios no Irã

*Renata Giraldi, Agencia Brasil - 12 de abril de 2010 - 10:58

Teerã (Irã) – Dos 86 empresários que compõem a missão brasileira ao Irã, Egito e Líbano, 15 são mulheres. Cultas, falando pelo menos dois idiomas além do país e com várias experiências profissionais no exterior, todas resolveram seguir à risca as regras religiosas e de costumes locais: usarão véu cobrindo os cabelos, roupas largas que escondam as formas femininas, e nada de olhar nos olhos ou apertar a mão dos homens.



“Será uma experiência totalmente nova para mim. Mas não me importo de ficar totalmente escondida com véu e um mantô. Isso para mim não é um problema. Vim para poder ampliar o mercado para a minha empresa e fazer clientes”, disse Bianca Linck, que vende panos de chão e algodão.



A empresária Camila Rodrigues, que atua no ramo de móveis populares, disse não estar temerosa do que vai encontrar pela frente. “Já fui a várias feiras em países muçulmanos, como o Marrocos, e consegui fazer ótimos negócios. Não podemos trabalhar pensando em diferenças, mas em semelhanças. Não será um problema”, disse ela.



Por via das dúvidas, as empresárias resolveram andar em grupo e sempre com um suporte dos colegas homens. Algumas encomendaram roupas específicas para a ocasião, seguindo orientações que leram na internet sobre os diversos tipos de vestimentas que podem ser usadas, outras vão improvisar com trajes mais sóbrios e lenços sobre os cabelos.



“O importante é concentrar a atenção na tarefa que viemos desempenhar: que é abrir chances de novos mercados. O momento é de prospecção e conhecimento da área”, disse Rosane Donati, da Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira.



Daqui a um mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará sua primeira visita ao Irã acompanhado por uma comitiva de ministros, parlamentares e também investidores.



A viagem da missão empresarial será estendida ao Egito e ao Líbano e vai durar uma semana.



Os empresários, capitaneados pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, viajam no Boeing KC 707 da Força Aérea Brasília (FAB) que no passado era conhecido como "Sucatão".



*A repórter e o fotógrafo viajaram a convite do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.



Edição: Tereza Barbosa

SIGA-NOS NO Google News