Cassilândia, Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

05/05/2005 15:52

Empresa poderá ter de notificar cliente inadimplente

Agência Câmara

As empresas que mantêm cadastros de consumidores inadimplentes vão ter de notificar, por escrito e com antecedência, os cidadãos que forem registrados nos seus bancos de dados. A obrigação está prevista no Projeto de Lei 5029/05, apresentado pelo deputado Cabo Júlio (PMDB-MG). Se o projeto se tornar lei, quem não obedecer a essa determinação terá de pagar ao consumidor prejudicado multa de R$ 26 mil - como indenização por danos morais.
O objetivo do projeto é proteger os direitos dos consumidores e evitar constrangimentos. Hoje, é comum um cidadão descobrir, ao tentar fazer uma compra a crédito, que o seu nome está cadastrado como inadimplente - e muitas vezes de maneira injusta.
O deputado lembra que o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90), em seu artigo 43, já determina que os consumidores devem ter acesso às informações registradas sobre eles. No entanto, segundo Cabo Júlio, faltou detalhar esse direito, pois nem sempre existe boa-fé no tratamento aos cidadãos.

Exigências
Pelo projeto, a inclusão do nome de uma pessoa no banco de dados terá de ser comunicada com antecedência de 15 dias, por meio de carta registrada e com Aviso de Recebimento (AR). Caso o procedimento não aconteça, o registro será considerado indevido. A partir da promulgação da lei, as empresas de cadastros terão um prazo de 60 dias para se adaptarem às novas regras.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo, em conjunto com o PL 1547/91, do ex-deputado Victor Faccioni, que trata da proteção ao crédito.
Os projetos estão sendo analisados na Comissão de Defesa do Consumidor, onde o deputado Celso Russomanno (PP-SP) foi indicado relator. Posteriormente, ainda serão encaminhados à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 24 de Janeiro de 2017
10:00
Receita do dia
Segunda, 23 de Janeiro de 2017
20:53
Loteria
09:00
Maternidade
Domingo, 22 de Janeiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)