Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/05/2016 12:00

Empresa de operações bancárias não é fiscalização de conselho profissional

TRF 1ª Região

 

Por unanimidade, a 7ª Turma do TRF da 1ª Região entendeu que empresa cujas atribuições principais não se relacionem com atividades próprias do economista está dispensada de apresentar ao Conselho Regional de Economia (Corecon) a relação de documentos dos funcionários graduados em Ciências Econômicas que nela laboram. O caso foi da relatoria da desembargadora federal Ângela Catão.

Em suas alegações recursais, a empresa, ora recorrente, pleiteou a reforma de sentença que havia determinado a apresentação da relação de documentos dos seus funcionários graduados em Ciências Econômicas com indicação do cargo ocupado e descrição das atividades desempenhadas. “A atividade principal da empresa não está inserida no rol de atribuições próprias do economista, razão pela qual não é obrigada a apresentar os documentos que foram solicitados pela fiscalização do Corecon”, argumentou.

O Colegiado deu razão à apelante. “Verifica-se que a parte requerida tem como atividade principal a realização de operações bancárias em geral. Sendo assim, não se enquadra no rol de atividades próprias da área de Economia, nos termos do art. 3º do Decreto 31.794/52, portanto, não se sujeita à inscrição e fiscalização do Corecon”, ressaltou a desembargdora em seu voto.

A magistrada ainda ressaltou que as instituições financeiras não se submetem à fiscalização dos conselhos profissionais. “Não sendo a atividade principal exercida pela requerida, específica da área de Economia, não está obrigada ao registro no Corecon, sendo, em princípio, ilegítima qualquer penalidade aplicada por embaraço à fiscalização do Conselho, em razão de não fornecer os documentos exigidos”, finalizou.

Processo nº: 0069014-98.2013.4.01.3800/MG

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)