Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Receita do Dia: empadão de frango

Receita do Dia

Gaveteiro - 14 de fevereiro de 2022 - 10:00

Receita do Dia: empadão de frango

Ingredientes e Utensílios:

Massa:

– 4 xícaras de chá de farinha de trigo
– 1 colher de sopa rasa de sal
– 2 xícaras de chá de margarina sem sal
– 1 ovo
– 2 gemas para pincelar
– assadeira de aro removível
– tigela grande
– rolo para massa

Recheio:

– 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
– 1 cebola picada
– 1 peito de frango cozido e desfiado
– 1 xícara de chá de bacon picado
– 2 tomates sem pele e sem sementes picados
– 1/2 xícara de chá de cheiro verde picado
– 1 colher de sopa bem rasa de sal
– 1 copo de requeijão cremoso (200g)
– panela média

Modo de fazer:

Massa:

Na tigela, misture a farinha e o sal. Assim que estiverem bem misturados, acrescente a margarina em temperatura ambiente, misture com as mãos até formar uma massa. Junte o ovo e amasse delicadamente. O ponto certo é quando não sobra farinha e a massa não gruda nas mãos. Caso ainda tenha farinha na tigela, acrescente água gelada (com uma colher) aos poucos até dar o ponto. Se ficar mole, acrescente mais farinha. Sempre aos poucos. Embrulhe a massa em filme plástico e leve para a geladeira por no mínimo 30 minutos.

Recheio:

Na panela, aqueça a manteiga em fogo médio e refogue o bacon. Assim que estiver bem passado, adicione a cebola e refogue. Junte o frango, os tomates e o sal e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Retire do fogo, misture o cheiro verde e o requeijão e deixe esfriar bem.

Montagem:

Divida a massa em 2 partes, uma ligeiramente maior que a outra. Use a parte maior para forrar o fundo e as laterais da assadeira. Para esse processo você pode utilizar o rolo ou ir forrando aos poucos esticando a massa com as mãos. Terminado esse processo, espalhe o recheio. Agora, abra o restante da massa. Para esse processo você vai precisar do rolo, ou então algum instrumento cilíndrico que possa servir como tal. Coloque essa massa por cima do recheio, não esqueça de unir as laterais. Se tiver alguma sobra de massa, use para decorar. Pincele toda a parte de cima do empadão com as gemas. Préaqueça o forno em temperatura média, e leve para assar por aproximadamente 30 minutos ou até que fique dourada. Deixe amornar e desenforme.

Obs.: Muito cuidado com o sal na hora de fazer a receita. Se for usar margarina salgada, coloque menos sal do que a receita pede, tanto na massa quanto no recheio.

SIGA-NOS NO Google News