Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Empacada na Câmara; CPI do Mensalão será feita no Senado

Fabiana Silvestre / Campo Grande News - 29 de junho de 2005 - 15:16

Emperrada na Câmara Federal, por um pedido de vistas, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o mensalão supostamente pago pelo PT a congressistas aliados deverá ser criada no Senado.

Está marcada para às 19h (horário de MS) a sessão conjunta do Congresso Nacional na qual está prevista a criação da comissão. O acordo para a instalação da CPI foi fechado na semana passada pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB), e líderes partidários da Câmara e do Senado.

Vitória da oposição – A base aliada vinha tentando implantar a comissão na Câmara porque o requerimento de criação abrangeria não só o suposto esquema de mesada paga pelo PT, mas também investigação sobre a compra de votos para a aprovação da emenda da reeleição, em 1997, terceiro ano da gestão tucana de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Com o pedido de vistas do deputado Marcelo Ortiz (PV-SP) ao Projeto de Resolução 248/05, que criaria a comissão, a instalação na Câmara Federal fica adiada por pelo menos mais duas sessões.

Enquanto isso, Calheiros deverá implantar a comissão mista. Ao grupo, a ser formado por deputados e senadores, caberá investigar somente o pagamento de mesadas aos congressistas, livrando das investigações a gestão tucana de FHC.

Recesso - Segundo Calheiros, o recesso parlamentar, que só começa depois da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, não vai atrapalhar o funcionamento das CPMIs dos Correios e do Mensalão. Ele afirmou que as duas comissões continuarão com os trabalhos durante o mês de julho.

SIGA-NOS NO Google News