Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Emissora holandesa grava série sobre produção de etanol em MS

Cristiane Sandim , noticias ms - 01 de dezembro de 2010 - 07:06

Campo Grande (MS) - Percorrendo os Estados brasileiros para produção de reportagens sobre as fontes de energia renováveis, a repórter da Radio Nederland - Emissora internacional da Holanda, Daniela Stefano, iniciou hoje (30) seus trabalhos em Mato Grosso do Sul. Para tratar da questão da biomassa, em especial o etanol, ela esteve pela manhã com a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur) e o presidente da Biosul, Roberto Hollanda. Além de Campo Grande, a jornalista irá até Dourados visitar uma usina sucroalcooleira. Ela permanece no Estado até o fim de semana.



A entrevista destacou os avanços da agricultura sul-mato-grossense e pontuou, principalmente, sobre os números atuais do setor, a cultura industrial, cogeração de energia, mecanização das lavouras, capacitação e geração de emprego, produção e exportação, e barreiras não tarifárias à comercialização dos subprodutos da cana-de-açúcar. Entre os exemplos de reflexos do setor na economia estadual está o município de Rio Brilhante. Com atuais três unidades sucroalcooleiras em funcionamento, o aumento na arrecadação foi de 430%.



Foram destacados os seguintes números (fonte Seprotur/Biosul):

Área cana-de-açúcar (safra 2010/2011) - 430 mil hectares

Produção cana-de-açúcar (safra 2010/2011) - 38 mil toneladas

Usinas instaladas em MS - 21 unidades em 17 municípios

Capacidade de moagem instalada - 40 mil toneladas

Produção de açúcar - 1,5 milhão de toneladas

Produção de álcool - 2 bilhões de litros de etanol

Bioeletricidade - 300 MW exportáveis

Lavouras mecanizadas - 70%

Geração de empregos diretos - 26 mil (56% de aumento em 4 anos)

Qualificação e requalificação - mais de 3 mil pessoas ao longo do ano (parcerias com Senai, Funtrab e Udop)

Social - 23 projetos sociais em andamento (saúde, arte/cultura, esporte, lazer, educação)



Sobre a Rádio Nederland




A Rádio Nederland é uma emissora internacional da Holanda. Através de emissoras parceiras retransmite semanalmente - em português - um programa de rádio para o Brasil e também publica diariamente notícias em sua página na internet. Algumas das emissoras parceiras no Brasil são: Antena 1 e Bandeirantes (SP), a Rádio MEC e a Roquete Pinto (RJ) e Imaculada Conceição e Caiuás (MS), entre outras. Acesse para maiores informações www.radioholanda.nlhttp://www.radioholanda.nl/


SIGA-NOS NO Google News