Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/02/2006 16:28

Embrapa vai pesquisar frutas trocipais em projeto

Olga Bardawil/ABr

O pesquisador Ricardo Elesbão Alves, da Embrapa Agroindústria Tropical, com sede no Ceará, viajou neste final de semana para a Costa Rica, onde participará de encontro do programa Agregando valor a frutas tropicais subutilizadas com grande potencial de comercialização, ao lado de representantes de oito países.

Patrocinado pela União Européia, o programa prevê investimento de 1,7 milhão de euros nos próximos quatro anos para pesquisas com nove frutas tropicais, três das quais brasileiras: açaí, caju e camu-camu.

Segundo Alves, que coordena o projeto no Brasil, a meta é desenvolver produtos que conservem o valor nutricional dos vegetais: "As frutas têm compostos que fazem com que os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento do corpo, não se acumulem no organismo. Queremos identificar esses compostos e fazer produtos a partir das frutas, mantendo os compostos na forma industrializada, de sucos ou da fruta seca, por exemplo".

As três frutas foram escolhidas pelo alto valor nutritivo e potencial econômico. Do caju, explicou, só a castanha tem valor para a exportação, enquanto a fruta é praticamente desperdiçada. "Mas o caju dura dois dias. Não se pode exportar a fruta assim. Tem que ser o produto processado, mantida a qualidade de uma fruta fresca", acrescentou.

Além do caju e do açaí, o camu-camu, nativo da Amazônia, foi incluído no projeto por ter "quase 5% de vitamina C, mas só a partir da comprovação científica desse potencial ganhará mais valor no mercado". O pesquisador citou o exemplo bem sucedido da acerola, produzida no Ceará por uma empresa americana que faz cápsulas de vitamina C a partir de tecnologia desenvolvida pela unidade cearense da Embrapa – um método natural de secagem da fruta .

Alves enfatizou que "grande parte dessas frutas é trabalhada por pequenos produtores, que também poderão se beneficiar do projeto". E acrescentou: "Como as cadeias produtivas ainda são informais e desorganizadas, temos problemas na qualidade e segurança dos produtos, além de não terem sido avaliadas tecnologias de processo mais adequadas. Isso limita o desenvolvimento das agroindústrias locais e o acesso ao mercado internacional".

Os recursos previstos para o programa no Brasil (217 mil euros) são divididos entre três unidades de pesquisa: Embrapa Agroindústria Tropical, do Ceará; Embrapa Agroindústria de Alimentos, do Rio de Janeiro, e Embrapa Amazônia Oriental Belém (PA). Participam ainda do programa o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica pelo Desenvolvimento (Cirad), da França; as Universidades de Bonn (Alemanha), Gent (Bélgica) e Southampton (Inglaterra); o Centro Nacional de Investigação em Tecnologia de Alimentos, da Costa Rica; a Escola Politécnica Nacional do Equador e o Instituto Nacional de Pesquisas Florestais, Agrícolas e Pecuárias do México.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)