Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Embrapa sugere confinamento de aves caipiras

Rede Rural - 31 de março de 2006 - 09:15

Para evitar o contato dos frangos caipiras e de outras aves criadas soltas com espécies silvestres que podem transmitir a gripe aviária, é recomendável que os produtores mudem o sistema de criação e as coloquem em aviários fechados. O alerta, feito pela Embrapa Suínos e Aves, vale também para criações de patos, marrecos, perus, gansos e galinhas d'Angola.

Técnicos da Embrapa lembram que a produção caipira ou colonial de aves cresceu nos últimos anos porque uma parcela dos consumidores se mostrou disposta a pagar mais por produtos diferenciados em relação à produção industrial.

Mas os focos de influenza aviária na Ásia e a necessidade de se adotarem medidas para que a doença não venha para o Brasil leva a Embrapa Suínos e Aves a recome ndar que, mesmo em sistemas de subsistência, no momento, o produtor deve manter a criação de aves no sistema confinado.

Elas devem ser fechadas em local apropriado, coberto, com ração e água em quantidade suficiente e de boa qualidade. Uma ressalva importante feita pelos especialistas é que o ambiente em que as aves serão confinadas deve seguir o padrão da avicultura industrial, com cama, ventilação e aplicação de tela que impeça a entrada de aves silvestres no galpão.

O chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Élsio Figueiredo, lembra que o confinamento das aves não impede a oferta de produtos diferenciados.

SIGA-NOS NO Google News