Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/05/2004 14:28

Embrapa quer expandir a atividade leiteira em MS

Dourados News

O potencial de expansão da pecuária leiteira e as políticas do governo estadual para o setor, que são discutidas na Câmara Setorial, reforçaram o interesse da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite em realizar o 4º Congresso Internacional do Leite em Mato Grosso do Sul.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, o Cerrado do Centro-Oeste, do qual faz parte Mato Grosso do Sul, tem uma tendência de expansão da bacia leiteira. “O Estado tem grande potencial”, observou.

O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite destacou a estrutura que o governo sul-mato-grossense dispõe, através do Instituto do Desenvolvimento Agrário, Assistência Técnica e Extensão Rural (Idaterra), para realizar parcerias que possibilitem a realização do Congresso Internacional do Leite.

De acordo com Paulo do Carmo, os 250 técnicos do Idaterra podem ser preparados para oferecer uma assistência avançada aos produtores de leite. O dirigente da Embrapa explicou que “esse braço operacional” possibilita ao governo do estado desenvolver importantes políticas para o setor leiteiro em Mato Grosso do Sul, incluindo a especificidades do Estado, no tocante à agropecuária familiar, principalmente nos assentamentos. “Há uma preocupação em valorizar a produção”, afirmou.

O mercado internacional, explicou Paulo, tem boas perspectivas para o leite brasileiro e seus derivados, principalmente em função da preocupação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), no que se refere à oferta do produto, que é bem inferior à demanda. O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite citou como exemplo a China. Apesar de ser um país em que a população não é tradicional compradora de leite, o consumo do produto cresceu de três litros para sete litros per capita/ano, levando-se em consideração, também, o produto consumido na forma de derivados. No Brasil são 130 litros per capita/ano, consumo ainda não-considerado ideal.

O Brasil tem exportado leite para países da América Latina - México, Venezuela e Equador - e África. O produto não é exportado para a Europa. A idéia é expandir esse mercado internacional. Para isso, foi sugerido que o governador Zeca do PT inclua o tema na explicação que fará, na China, sobre pecuária sul-mato-grossense. Zeca vai ao país asiático na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O secretário de Estado da Produção e do Turismo, José Felício, disse que realização do Congresso Internacional do Leite em Mato Grosso do Sul “vai estabelecer um marco para o Estado, em torno da demanda pelo produto”, principalmente o longa-vida, que já tem uma fábrica em São Gabriel do Oeste, com a futura implantação de unidade da Avipal para processamento desse tipo de leite em Nova Andradina.




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)