Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Embrapa participa de experimentos no espaço

Rede Rural - 25 de janeiro de 2006 - 13:03

A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, é responsável por um dos experimentos que serão levados ao espaço, no próximo dia 30 de março, pelo primeiro astronauta brasileiro, o major Marcos Pontes. A experiência vai avaliar a germinação de sementes de Gonçalo Alves, árvore característica da região tropical, em condições de microgravidade.

A viagem à Estação Espacial Internacional, antes marcada para o dia 22 de março, foi adiada por problemas técnicas com a nave russa Soyuz. Essa é a primeira vez que uma espécie tropical será testada no espaço. Gonçalo Alves é uma árvore madeireira nativa do cerrado e foi escolhida por ter uma germinação rápida e homogênea, o que facilita a obtenção de resultados durante o período do vôo, que será de oito dias. Além disso, suas sementes são tolerantes a diferentes tipos de estresse.

Segundo a pesquisadora Antonieta Salomão, da Embrapa, a intenção da instituição com esse experimento é identificar os genes responsáveis pelos principais processos biológicos "e chegar a formas mais eficientes de conservação e uso das espécies tropicais".

SIGA-NOS NO Google News