Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Embrapa Pantanal expande a área de produção de mudas

Embrapa* - 30 de novembro de 2009 - 10:06

Diante do sucesso alcançado com a instalação, em 2005, da Unidade Demonstrativa e de Multiplicação de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, situada na área de projetos sociais da Infraero de Corumbá, MS, a Embrapa Pantanal (Corumbá, MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, expande a produção graças à nova parceria que foi firmada recentemente com a APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, do município. A associação disponibilizou para a Embrapa Pantanal uma área de aproximadamente 450 m2 para a produção de hortaliças e mudas de plantas medicinais, condimentares, aromáticas e ornamentais.
Esta nova ação faz parte de uma série de projetos que vêm sendo liderados pela Embrapa Transferência de Tecnologia – Escritório de Negócios de Campinas, SP, em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa e Unidades da Embrapa. Todos os projetos possuem um objetivo em comum, apoiar o agronegócio de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, por meio do treinamento de técnicos e qualificação de pequenos agricultores e seus familiares em produção e manipulação de ervas, por meio da adoção de boas práticas agrícolas e higiene, e que atendam as demandas dos segmentos de fármacos e condimentos. Porém, na área de produção da APAE, será dada uma atenção especial ao cultivo de hortaliças que serão destinadas à alimentação dos assistidos por aquela associação, além do excedente ser doado a outras instituições de assistência, caridade e reabilitação.
Atualmente, estão sendo cultivadas na área nove espécies de hortaliças - tomate, berinjela, couve, cenoura, rúcula, alface, coentro, salsa e cebolinha, e 10 espécies de medicinais, condimentares e aromáticas - hortelã, erva cidreira, manjericão, alecrim, erva doce, gengibre, guaco, cúrcuma, orégano e capim cidreira. Os tratos culturais são realizados por técnicos da Embrapa Pantanal, funcionários da APAE e alunos especiais que, de acordo com a coordenadoria da associação, têm condições de realizar determinados tipos de tarefa como rega e limpeza dos canteiros, sem a utilização de materiais cortantes ou que venham a colocar em risco a integridade física dos envolvidos. Vale ressaltar que essas tarefas são todas supervisionadas, tanto pelo pessoal da Embrapa Pantanal como da APAE, e que fazem parte da programação semanal de alguns dos especiais.

A coordenadoria da APAE salienta que, assim como os que acompanham os tratos culturais, que faz parte do processo pedagógico curricular, outros especiais demonstram uma grande sensação de bem estar e prazer quando visitam a área. Afirma que é uma forma de colocar estas pessoas em contato direto com a natureza, mostrando, de maneira educativa,
a origem dos alimentos e como eles são produzidos para chegarem as nossas mesas.
A grande preocupação da Embrapa Pantanal e parceiros é prestar serviços à população. Com a instalação dessa nova Unidade Demonstrativa e de Multiplicação de hortaliças e plantas medicinais, condimentares, aromáticas e ornamentais, mais pessoas estarão se beneficiando. Quanto ao aspecto ambiental, o cultivo dessas plantas utiliza os restos vegetais da própria área como matéria-prima para a produção de composto orgânico, e usa produtos naturais para pulverizações contra pragas e doenças garantindo uma produção livre de agrotóxicos.
A Embrapa Pantanal vem, ao longo dos últimos cinco anos, investindo em pesquisas na área de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, e o reconhecimento do trabalho desenvolvido tem levado a Embrapa Pantanal a expandir as áreas de cultivo. Daí a importância de parcerias, onde os esforços se somam e todos são beneficiados.
Muito precisa ser feito até se atingir o que a Embrapa Pantanal julga necessário, ou seja, ter à disposição da sociedade uma estrutura de campos experimentais que, além do cultivo, permitam também treinar e capacitar os interessados no processamento e beneficiamento da produção, para assim atender a novas demandas da cadeia produtiva. Vale ressaltar que a Unidade se coloca à disposição para eventuais parcerias locais com instituições que tenham interesse em desenvolver atividades semelhantes.

___________________________________
*Marçal Henrique Amici Jorge ([email protected]), Aurélio Vinícius Borsato ([email protected]), são pesquisadores da Embrapa Pantanal, Milton Carlos de Melo ([email protected]) é presidente da APAE de Corumbá, MS, e Ernande Ravaglia ([email protected]), Sebastião de Jesus ([email protected]), Sidnei José Benício ([email protected]), Roberto dos Santos Rondon ([email protected]), são assistentes de campos experimentais da Embrapa Pantanal.



SIGA-NOS NO Google News