Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/11/2009 10:06

Embrapa Pantanal expande a área de produção de mudas

Embrapa*

Diante do sucesso alcançado com a instalação, em 2005, da Unidade Demonstrativa e de Multiplicação de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, situada na área de projetos sociais da Infraero de Corumbá, MS, a Embrapa Pantanal (Corumbá, MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, expande a produção graças à nova parceria que foi firmada recentemente com a APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, do município. A associação disponibilizou para a Embrapa Pantanal uma área de aproximadamente 450 m2 para a produção de hortaliças e mudas de plantas medicinais, condimentares, aromáticas e ornamentais.
Esta nova ação faz parte de uma série de projetos que vêm sendo liderados pela Embrapa Transferência de Tecnologia – Escritório de Negócios de Campinas, SP, em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa e Unidades da Embrapa. Todos os projetos possuem um objetivo em comum, apoiar o agronegócio de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, por meio do treinamento de técnicos e qualificação de pequenos agricultores e seus familiares em produção e manipulação de ervas, por meio da adoção de boas práticas agrícolas e higiene, e que atendam as demandas dos segmentos de fármacos e condimentos. Porém, na área de produção da APAE, será dada uma atenção especial ao cultivo de hortaliças que serão destinadas à alimentação dos assistidos por aquela associação, além do excedente ser doado a outras instituições de assistência, caridade e reabilitação.
Atualmente, estão sendo cultivadas na área nove espécies de hortaliças - tomate, berinjela, couve, cenoura, rúcula, alface, coentro, salsa e cebolinha, e 10 espécies de medicinais, condimentares e aromáticas - hortelã, erva cidreira, manjericão, alecrim, erva doce, gengibre, guaco, cúrcuma, orégano e capim cidreira. Os tratos culturais são realizados por técnicos da Embrapa Pantanal, funcionários da APAE e alunos especiais que, de acordo com a coordenadoria da associação, têm condições de realizar determinados tipos de tarefa como rega e limpeza dos canteiros, sem a utilização de materiais cortantes ou que venham a colocar em risco a integridade física dos envolvidos. Vale ressaltar que essas tarefas são todas supervisionadas, tanto pelo pessoal da Embrapa Pantanal como da APAE, e que fazem parte da programação semanal de alguns dos especiais.

A coordenadoria da APAE salienta que, assim como os que acompanham os tratos culturais, que faz parte do processo pedagógico curricular, outros especiais demonstram uma grande sensação de bem estar e prazer quando visitam a área. Afirma que é uma forma de colocar estas pessoas em contato direto com a natureza, mostrando, de maneira educativa,
a origem dos alimentos e como eles são produzidos para chegarem as nossas mesas.
A grande preocupação da Embrapa Pantanal e parceiros é prestar serviços à população. Com a instalação dessa nova Unidade Demonstrativa e de Multiplicação de hortaliças e plantas medicinais, condimentares, aromáticas e ornamentais, mais pessoas estarão se beneficiando. Quanto ao aspecto ambiental, o cultivo dessas plantas utiliza os restos vegetais da própria área como matéria-prima para a produção de composto orgânico, e usa produtos naturais para pulverizações contra pragas e doenças garantindo uma produção livre de agrotóxicos.
A Embrapa Pantanal vem, ao longo dos últimos cinco anos, investindo em pesquisas na área de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, e o reconhecimento do trabalho desenvolvido tem levado a Embrapa Pantanal a expandir as áreas de cultivo. Daí a importância de parcerias, onde os esforços se somam e todos são beneficiados.
Muito precisa ser feito até se atingir o que a Embrapa Pantanal julga necessário, ou seja, ter à disposição da sociedade uma estrutura de campos experimentais que, além do cultivo, permitam também treinar e capacitar os interessados no processamento e beneficiamento da produção, para assim atender a novas demandas da cadeia produtiva. Vale ressaltar que a Unidade se coloca à disposição para eventuais parcerias locais com instituições que tenham interesse em desenvolver atividades semelhantes.

___________________________________
*Marçal Henrique Amici Jorge (marcal@cpap.embrapa.br), Aurélio Vinícius Borsato (borsato@cpap.embrapa.br), são pesquisadores da Embrapa Pantanal, Milton Carlos de Melo (apaecrba@yahoo.com.br) é presidente da APAE de Corumbá, MS, e Ernande Ravaglia (ernande@cpap.embrapa.br), Sebastião de Jesus (jesus@cpap.embrapa.br), Sidnei José Benício (Sidnei@cpap.embrapa.br), Roberto dos Santos Rondon (marcost@cpap.embrapa.br), são assistentes de campos experimentais da Embrapa Pantanal.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)