Cassilândia, Terça-feira, 22 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

04/07/2009 14:17

Embrapa lançará variedade resistente à ferrugem asiática

Lúcia Nórcio, Agência Brasil

Curitiba - O Brasil não é apenas um dos maiores produtores mundiais de soja. O país também é referência no desenvolvimento de novas tecnologias para a sojicultura, destaca o coordenador do projeto de melhoramento de soja da Embrapa, Carlos Arrobal. Na safra 2009/2010, adianta o pesquisador, a estatal lançará uma variedade do grão resistente à ferrugem asiática.

Resultado de 13 anos de pesquisas, a nova variedade estará à disposição dos produtores de Goiás, Minas Gerais, do Distrito Federal e norte de São Paulo.

A nova cultivar, que recebeu o nome de soja BRSGO 7560, foi lançada durante o 5º Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja 2009, realizado em Goiânia, no mês de maio.

“A principal característica [da nova cultivar] é a resistência à ferrugem asiática. Todo o projeto foi desenvolvido em sistema de parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás”, diz o pesquisador da Embrapa, Odilon Lemos. As pesquisas, orçadas em R$ 7 milhões, estão sendo feitas com recursos púbicos – a maior parte deles proveniente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Mesmo com o lançamento da nova cultivar, o pesquisador recomenda aos agricultores que mantenham as demais práticas agrícolas para o manejo da ferrugem. “A vantagem é que se trata de uma variedade precoce, que fica menos tempo exposta à doença. Isso o que o produtor mais quer.”

A soja é plantada nos meses de outubro e novembro. Em meados de janeiro, já é possível fazer a colheita dessa nova cultivar. Essa é a grande diferença: a cultivar completa o ciclo em torno de 110 dias, enquanto a soja normal é colhida até 150 dias após plantio. “Como se trata de uma variedade resistente, é grande a expectativa dos produtores para que o produto seja lançado comercialmente", diz o pesquisador da Embrapa.







Edição: João Carlos Rodrigues

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Agosto de 2017
06:11
Inocência, Alcinópolis, Figueirão e Paraiso das Àguas
Segunda, 21 de Agosto de 2017
Domingo, 20 de Agosto de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)