Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Embrapa e Abic ''apuram'' a qualidade do café

Agência Brasil - 09 de outubro de 2003 - 15:09

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e Embrapa assinam na 6ª feira (10), em Piracicaba (SP), dois convênios de cooperação prevendo o desenvolvimento tecnológico de equipamentos que serão utilizados no Programa de Pureza e no novo Programa de Qualidade do Café (PQC). Os equipamentos detém tecnologia de ponta para análise de grãos e da bebida café e serão utilizados pela Abic, em 2004, em laboratórios distribuídos por diversos estados para emissão de certificados do Sêlo de Pureza e do PQC.

Um desses aparelhos é conhecido por Língua Eletrônica e foi criado pelo pesquisador Luiz Henrique Capparelli Mattoso, da unidade de Instrumentação Agropecuária de São Carlos (SP). Mattoso foi aluno, em meados da década de 1990, do químico Alan G. MacDiarmid, que dividiu com outros dois colegas, Alan J. Heeger e Hideki Shirakawa, o Prêmio Nobel de Química de 2000.

Para desenvolver a Língua Eletrônica, ele utilizou elementos da teoria dos “Polímeros Condutores”, que valeu o Nobel daquele ano. O equipamento foi concebido com base na nanotecnologia, ciência que utiliza materiais em escala molecular. A Abic constituiu um banco de dados com centenas de amostras de café para alimentar o software do aparelho.

SIGA-NOS NO Google News