Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

09/10/2003 15:09

Embrapa e Abic ''apuram'' a qualidade do café

Agência Brasil

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e Embrapa assinam na 6ª feira (10), em Piracicaba (SP), dois convênios de cooperação prevendo o desenvolvimento tecnológico de equipamentos que serão utilizados no Programa de Pureza e no novo Programa de Qualidade do Café (PQC). Os equipamentos detém tecnologia de ponta para análise de grãos e da bebida café e serão utilizados pela Abic, em 2004, em laboratórios distribuídos por diversos estados para emissão de certificados do Sêlo de Pureza e do PQC.

Um desses aparelhos é conhecido por Língua Eletrônica e foi criado pelo pesquisador Luiz Henrique Capparelli Mattoso, da unidade de Instrumentação Agropecuária de São Carlos (SP). Mattoso foi aluno, em meados da década de 1990, do químico Alan G. MacDiarmid, que dividiu com outros dois colegas, Alan J. Heeger e Hideki Shirakawa, o Prêmio Nobel de Química de 2000.

Para desenvolver a Língua Eletrônica, ele utilizou elementos da teoria dos “Polímeros Condutores”, que valeu o Nobel daquele ano. O equipamento foi concebido com base na nanotecnologia, ciência que utiliza materiais em escala molecular. A Abic constituiu um banco de dados com centenas de amostras de café para alimentar o software do aparelho.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Setembro de 2020
Quinta, 24 de Setembro de 2020
14:18
Luto
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)