Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/11/2004 12:49

Embrapa divulga técnica para criar abelhas sem ferrão

FamasulNoticías

A criação de abelhas indígenas sem ferrão para a produção de mel é uma realidade para o agricultor familiar da região nordeste do Pará. É que a Embrapa Amazônia Oriental levou a meliponicultura para comunidades do município de Bragança. A atividade possibilita a diversificação e o melhor uso das terras amazônicas, podendo ser integrada a plantios florestais, de fruteiras, de culturas alimentares, contribuindo até mesmo no aumento da produção agrícola.

Os ecossistemas brasileiros, em especial o amazônico, possuem características que favorecem a criação de abelhas, como o clima quente, flora rica em espécies fornecedoras de mel, pólen e resina e floração mais distribuída ao longo do ano. A criação de abelhas nativas é adequada à agricultura familiar, já que não oferece perigo (as abelhas não têm ferrão), não exige força física nem dedicação demorada ao manejo e é de fácil execução.

A atividade consiste basicamente na construção de caixas que servem como ninhos onde as abelhas se reproduzem e produzem o mel. De acordo com o pesquisador Giorgio Venturieri, doutor em Ecologia da Embrapa Amazônia Oriental, 70 espécies diferentes de abelhas sem ferrão são conhecidas pela ciência, mas nem todas produzem mel indicado ao consumo humano.

As espécies mais criadas entre os agricultores do nordeste paraense são a Uruçu-amarela (Melipona flavolineata), espécie encontrada em base de troncos de árvores; a Uruçu-cinzenta (Melipona fasciculata), que é abundante no mangue e produz mel de excelente qualidade e em boa quantidade; e a Jataí (Tetragonisca angustula), facilmente encontrada porque consegue construir seu ninho em diversos lugares, como dentro de muros e paredes de casas. O mel desta espécie é um dos mais apreciados entre todas as abelhas sem ferrão.


Autor:
Embrapa

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)