Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Embrapa divulga técnica para criar abelhas sem ferrão

FamasulNoticías - 17 de novembro de 2004 - 12:49

A criação de abelhas indígenas sem ferrão para a produção de mel é uma realidade para o agricultor familiar da região nordeste do Pará. É que a Embrapa Amazônia Oriental levou a meliponicultura para comunidades do município de Bragança. A atividade possibilita a diversificação e o melhor uso das terras amazônicas, podendo ser integrada a plantios florestais, de fruteiras, de culturas alimentares, contribuindo até mesmo no aumento da produção agrícola.

Os ecossistemas brasileiros, em especial o amazônico, possuem características que favorecem a criação de abelhas, como o clima quente, flora rica em espécies fornecedoras de mel, pólen e resina e floração mais distribuída ao longo do ano. A criação de abelhas nativas é adequada à agricultura familiar, já que não oferece perigo (as abelhas não têm ferrão), não exige força física nem dedicação demorada ao manejo e é de fácil execução.

A atividade consiste basicamente na construção de caixas que servem como ninhos onde as abelhas se reproduzem e produzem o mel. De acordo com o pesquisador Giorgio Venturieri, doutor em Ecologia da Embrapa Amazônia Oriental, 70 espécies diferentes de abelhas sem ferrão são conhecidas pela ciência, mas nem todas produzem mel indicado ao consumo humano.

As espécies mais criadas entre os agricultores do nordeste paraense são a Uruçu-amarela (Melipona flavolineata), espécie encontrada em base de troncos de árvores; a Uruçu-cinzenta (Melipona fasciculata), que é abundante no mangue e produz mel de excelente qualidade e em boa quantidade; e a Jataí (Tetragonisca angustula), facilmente encontrada porque consegue construir seu ninho em diversos lugares, como dentro de muros e paredes de casas. O mel desta espécie é um dos mais apreciados entre todas as abelhas sem ferrão.


Autor:
Embrapa

SIGA-NOS NO Google News