Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Embrapa apresenta nova variedade de manga para MS

ABr - 10 de janeiro de 2006 - 06:50

Uma nova variedade de manga será apresentada hoje (10) pela Embrapa Cerrados, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Planaltina (DF). A fruta, denominada BRS Omega, é adequada às condições do clima e solo da região de cerrado, típico do Planalto Central do Brasil.

A BRS Ômega é resultante do cruzamento das variedades Amarapali e Van Dyke. A fruta demonstrou grande regularidade de produção, com alto rendimento e baixos custos, já que sua produção exigiu poucos insumos. A nova manga tem qualidade superior à de algumas atualmente existentes no mercado e tanto poderá ser consumida in natura quanto ser aproveitada na agroindústria.

Em comparação com as variedades Tommy Atkins e Ubá, que são as mais consumidas, a manga BRS Ômega tem algumas vantagens. Em relação à primeira, a nova manga tem melhor sabor, mais eficiência na produção de frutos e maior regularidade de produção e, em relação à segunda, tem melhor coloração do fruto, melhor rendimento de polpa, maior regularidade de produção e menor suscetibilidade a doenças. A desvantagem da BRS Ômega é que resiste menos a antracnose e ao oídio.

No lançamento da nova variedade da fruta, que será realizado às 8h30 na sede da Embrapa Cerrados, na Rodovia BR 020, quilômetro 18, o pesquisador Alberto Carlos de Queiroz Pinto fará palestra sobre o cultivo da BRS Ômega.

SIGA-NOS NO Google News