Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Embargo da Rússia pode derrubar preço de suínos em MS

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 26 de junho de 2004 - 08:42

O embargo da Rússia às carnes brasileiras, em vigor desde o dia 18 de junho, pode derrubar o preço de suínos que teve aumento de 11% nos últimos 30 dias, segundo a assessora econômica da Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul), Adriana Mascarenhas Braga,
Segundo aponta a balança comercial mais de US$ 10 milhões em carnes de suínos foram exportados à Rússia de janeiro a maio deste ano. A Rússia é o quinto principal importador na balança comercial do Estado.
"Se o embargo continuar o prejuízo pode ser ainda maior, uma vez que a carne de suíno que esta lá deve voltar para o País e aumentar a oferta aqui, diminuindo os preços. O preço do suíno que estava aumentando, parou de subir", analisou a economista da Famasul.
O prejuízo que o embargo pode trazer ao setor só poderá ser calculado assim que liberarem a entrada do produto. Enquanto isso, o navio atracado já onera os custos em pelo menos US$ 15 mil por dia.
Os suinocultores brasileiros ainda estão se adaptando a diminuição das cotas de exportação da Rússia e agora tem que torcer para que no próximo ano, a Rússia volte a estabelecer um número maior do que a possibilidade de comprar 182 mil toneladas de carne suína nacional que é dividida ainda com outros países produtores de suínos, com exceção dos Estados Unidos, União Européia e Paraguai. Amanhã uma missão brasileira segue para a Rússia para negociar o fim do embargo.

SIGA-NOS NO Google News