Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Embaixador quer melhor tratamento aos turistas pelos EUA

Norma Nery/ABr - 05 de fevereiro de 2004 - 14:01

O novo embaixador do Brasil em Washington, Roberto Abdenur, disse hoje, nesta capital, que o governo brasileiro quer que o governo norte-americano dê ao cidadão brasileiro, que viaja aos Estados Unidos, tratamento condigno e coerente com a relação de amizade que há entre os dois países. Abdenur destacou que os países foram aliados na Segunda Guerra Mundial e têm interesses em comum, lembrando que os Estados Unidos possuem investimentos expressivos nas mais de 400 empresas no Brasil.

“Não faz sentido que os brasileiros sejam, com freqüência, humilhados e maltratados ao pedir um visto ou ao desembarcar nos Estados Unidos. Nós temos que ver o conjunto da situação e isso levou o presidente da República a suscitar o assunto com o presidente Bush e a sugerir que se procure a eliminação total de vistos”, afirmou Abdenur, lembrando que o problema também ocorreu, anos atrás, com a França.

A questão foi levantada por empresários do setor de hotelaria e turismo que participaram de um café da manhã com o embaixador na Associação Comercial do Rio de Janeiro. Roberto Abdenur disse que os brasileiros estão preferindo viajar para a França e para outros países europeus por conta das dificuldades impostas pelos Estados Unidos. Segundo ele, os Estados Unidos estão tendo prejuízos com o deslocamento da preferência turística, pois o Brasil é um dos grandes expoentes na área, além de que são os brasileiros os que mais gastam naquele país, superando os japoneses.

Para o embaixador, que assume o cargo em abril, é preciso uma reflexão política sobre a relação humanas Brasil-Estados Unidos: "O aprofundamento dessa relação humana está sendo dificultado pela maneira indevida com que estão sendo tratados os cidadãos brasileiros”.

SIGA-NOS NO Google News