Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

11/05/2004 13:47

Embaixador envia resposta oficial a jornal americano

Agência Brasil

O embaixador brasileiro em Washington, Roberto Abdenur, enviou uma carta ao jornal norte-americano The New York Times em reposta ao texto publicado no último sábado sobre o suposto envolvimento do presidente Lula com bebidas alcoólicas.

O site do jornal norte-americano publicou a íntegra do texto em inglês. O embaixador classifica a reportagem de “ofensiva” e “totalmente infundada”. No próprio dia da publicação, o governo brasileiro havia orientado a representação diplomática em Washington para “transmitir a indignação e a surpresa do governo brasileiro pela veiculação de insultos gratuitos ao Presidente da República”.

Leia abaixo a tradução do texto:

“Para o Editor:

Li com perplexidade e indignação o artigo de 9 de maio sobre o presidente do Brasil. À luz do título, “Ato de bebericar [tippling] do líder brasileiro se torna preocupação nacional”, seria de esperar que qualquer jornalista sério apresentasse fontes locais confiáveis ou sólida cobertura da mídia para sustentar tal afirmação, mas certamente não foi o que aconteceu quando o próprio repórter se refere a isso como “especulação”, “boato” e “histórias“.

Como um longo artigo pode ser escrito tentando apresentar como fatos reais algo que o próprio jornalista sugere que talvez nem exista?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um líder e estadista respeitado no Brasil e no mundo todo. Inclusive no mês passado, a revista Time incluiu seu nome entre as 100 pessoas mais influentes da Terra. Isso aconteceu como reconhecimento de seu papel como novo porta-voz do mundo em desenvolvimento, alguém que procura um mundo mais justo por meio de reformas, austeridade econômica e justiça social.

O prestígio pessoal do presidente Lula, que tem origem num país em desenvolvimento, acaba gerando todo tipo de reação, muitas delas dirigidas para a diminuição do brilho da sua liderança. É surpreendente e lamentável que o jornal The New York Times tenha dado crédito a uma história tão ofensiva e totalmente infundada.

ROBERTO ABDENUR
Embaixador do Brasil
Washington, 10 de maio de 2004”

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)